Inovação é a chave do Sucesso.

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Não é novidade para ninguém, mas o assunto que está diariamente na boca do brasileiro, é a crise financeira do país. Mas com tudo isso, houve um acréscimo considerável de novos empreendedores nos últimos anos. De acordo com o SEBRAE e o Facebook, temos mais de 8 milhões de mulheres empreendedoras, sendo 3 milhões com páginas de novos negócios no Facebook neste último ano.

Em muitos casos, o “atual empreendedor” é o antigo profissional CLT que aproveitou o saldo do FGTS após a demissão para tirar do papel um sonho antigo de ser Empreendedor ou até mesmo começar por acaso devido à situação financeira que os obrigaram a tomar um rumo diferente na vida.

O fato é que todos investem dinheiro para crescer, uns nem tanto, outros já são um pouco mais ousados e usam de todos os recursos para colocar em pratica sua ideia de negócio.

A formalização da empresa perante os órgãos competentes como Jucesp etc., é apenas o primeiro passo para seu crescimento e evolução, mas existem pontos chaves que o empresário deve estar cercado para assegurar o seu desenvolvimento e reconhecimento perante o mercado.

Hoje dispomos de diferentes ferramentas, e uma delas é a INOVAÇÃO.  A inovação nada mais é do que a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou modernizado, ou um processo, ou um novo modelo de negocio, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas praticas de negócio, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

A inovação tem a finalidade de causar um impacto dentro de uma empresa, mas o empreendedor (a) deve estar preparado para saber que tipo de inovação ele quer para o seu negócio – seja a inovação incremental ou a radical.

A diferença entre elas é que na Inovação Incremental, teremos pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos representando pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modifica de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio.

Exemplo: evolução do celular comum que apenas efetuávamos chamada e enviávamos mensagens, com a transição para o acesso a internet.

Já na Inovação Radical, acontecerá uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente.

Exemplo: evolução do CD para o pen drive, que permite um maior armazenamento de informações.

Existem Institutos e Consultorias que buscam por soluções tecnológicas com o proposito de atender melhor os Empreendedores locais, favorecendo o aumento do crescimento dos negócios e o acesso a mercado.

E a melhor maneira de permanecer no mercado competitivo e antecipar o futuro é inovando.

sucesso (ou a falência) de uma empresa depende única e exclusivamente do proprietário, pois não importa se você encontrou o negócio perfeito, ou por mais testado e promissor que tenha sido para outra pessoa, de nada adianta, se você não estiver preparado para atender as exigências que o mercado lhe impõe com tantas mudanças e novidades que surgem a cada dia.

Toda nova ação deve ser muito bem pensada e pesquisada, pois qualquer passo dado podem trazer perdas ou ganhos consideráveis ao seu negócio.

 

Mas o importante é inovar, desta forma seremos capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, proporcionando sustentabilidade as empresas no futuro, além de nos manter em uma posição de vantagem em relação ao nosso concorrente.”

 

Alessandra Batista

LOGO ABTEspecialista em novos negócios e planejamento estratégico
Mentoria para empreendedores embasada métodos Sebrae.
E-mail Contato: Allessandrabt@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ABTCONSULTORIA/
Site: www.abtconsultoriaempresarial.com.br

 

 

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Alessandra Batista
Consultora e Especialista em Novos Negócios, Palestrante e Treinadora de equipes. Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior, especialização em Gestão Empresarial pela Fatec-SP. Experiência em Análise Comportamental, Coach de Carreira e Negócios. Possui cursos diversos voltados a Competitividade e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Escola de Negócios SEBRAE. Após atuar por vários anos em multinacionais liderando processos e equipes no exterior, construiu carreira dentro do SEBRAE SP, desenvolvendo projetos governamentais, melhoria da competitividade e desenvolvimento territorial, voltado ao público empreendedor e as MPE´s. Hoje, assessora profissionais e empresas a construírem e fortalecerem seus negócios por meio de posicionamento estratégico para alcançarem sucesso na carreira profissional ou como Empreendedor. Recentemente agregou outra atividade como “Mentora de Projetos” da Prefeitura de Guarulhos Baseada em conhecimentos de consultoria empresarial, técnicas e ferramentas de Coaching e Análise de Perfil, desenvolve a alta performance em negócios e mentoring.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Agradeço pelo comentario, eu sempre tento fazer o meu melhor, pois é um prazer enome poder ajudar outras pessoas. Eu conheço muito bem os dois lados, o do sucesso e o do empreendedor em inicio de carreira. Empreender não é facil, mas com Deus em primeiro lugar e a nossa força de vontade e perseverança alcançaremos o nosso lugar. Um grande Abraço. Gratidão eterna.

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