Instruções de Trabalho no Franchising

0
90

Consideradas como o instrumento para padronização das ações de instalação, operação e gestão, as Instruções de Trabalho – IT, também conhecidas como Norma Operacional Padrão – NOP ou Procedimento Operacional Padrão – POP, têm uma importância capital para negócios independentes ou em sistema de franchising.

São descrições detalhadas, passo-a-passo, dos procedimentos para a realização de cada tarefa relacionada ao modo de fazer as coisas no negócio, originadas a partir do mapeamento, fluxogramas e melhorias, desde as entradas de processos gerados pelas demandas dos clientes até os processos de fornecimento dos produtos e serviços a eles.

Podem ser documentadas isoladamente ou podem ser incorporadas a um manual operacional, também denomidado manual de procedimentos, composto por instruções de trabalho segmentadas por áreas e funções das pessoas que trabalham na empresa. Seja de uma forma ou de outra, podem ser veiculadas no clássico impresso ou em mídias digitais para serem facilmente acessadas pelo computador, tablete, smartphone ou e-reader.

Quanto às mídias digitais, os e-books (livros digitais) podem ser veiculados no formato PDF, DOC etc. e os ePubs no formato XML (uma “evolução” do HTML), livre e aberta, o que significa que qualquer pessoa consegue colaborar para o seu aperfeiçoamento. As mídias digitais na veiculação das instruções de trabalho colaboram para a portabilidade (permitem o acesso fácil) e para a sustentabilidade (não requerem a utilização de papel e tinta).

A importância capital das instruções de trabalho documentadas se cristaliza na capacitação das pessoas que trabalham no negócio e das pessoas que aderem ao sistema de franquia (Franqueados e seus funcionários), na qualidade dos procedimentos, na satisfação dos clientes pelas melhores experiências de compras, assim como nos resultados da empresa, menos gastos e mais lucratividade, tanto da empresa que não está em sistema de franquia, como da franqueadora e franqueada.

Bem, outra importância capital é que a transferência profissionalizada do know-how do negócio em sistema de franchising rende ao Franqueador uma Taxa de Franquia mais valorizada.

Seja negócio independente ou de franquia, as instruções de trabalho documentadas são vitais à empresa.

 

Suhely de Moraes – CRA 29.455
Empresária Diretora da SM Negócios & Franquias

logo-sm-negocios-franquiassuhely@smnegociosefranquias.com.br
suhelydemoraes@uol.com.br
Rua Ângela Ganz, 94 – Interfone 1
CEP 80740-240   Curitiba PR
41 99244-1955

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here