Intolerância à lactose

0
65

A intolerância à lactose é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. Após um curto período da ingestão de leite ou derivados, os sintomas iniciam. O estômago parece estar inchado, com cólicas. Pode ocorrer vômito junto com cólicas abdominais. Excesso de gazes e diarreia aquosa também são comuns. Entretanto, a gravidade depende da quantidade ingerida.

O que causa?

Frequentemente é resultado de herança genética, também pode ocorrer após uma infecção viral, um episódio de diarreia ou certas cirurgias intestinais. Nestes dois últimos casos, a pessoa tem chance ainda de voltar a ingerir o leite sem apresentar sintomas.

Como os sintomas podem ser prevenidos?

Os sintomas podem ser prevenidos reduzindo-se a quantidade de lactose ingerida. Assim, indivíduos sensíveis devem evitar ou reduzir todas as fontes de lactose, tais como leite, creme de leite e queijos. Os rótulos dos produtos alimentícios devem ser avaliados, pois compostos derivados (açúcar do leite, caseína, leite em pó) podem estar incluídos em vários produtos alimentares, tais como molhos, pães, sorvetes, pudins, sopas, manteigas, frutas e vegetais enlatados. O Iogurte, por apresentar lactase, pode ser ingerido na maioria das vezes.

Como prevenir os sintomas?

 Leites com teor reduzido de lactose podem prevenir sintomas. Devido o leite ser uma fonte maior de riboflavina e cálcio, pode ser feita a suplementação de cálcio para estes pacientes. Alguns produtos isentos de lactose já estão vindos com suplementação de cálcio e vitaminas para proporcionar ingestão adequada destes nutrientes.

Também existem produtos que contém lactase, a enzima que digere o leite. A lactase líquida pode ser adicionada diretamente no leite, é só colocar 4 gotas por ¼ de litro, o leite deve então ser agitado e refrigerado. Após 24 horas, a enzima terá quebrado a lactose e o leite pode ser ingerido livremente. Ele pode apresentar um sabor mais doce que o normal, uma vez que o produto contém agora outros açúcares que são mais doces que a lactose. As cápsulas contendo lactase também são disponíveis. Elas deveriam ser ingeridas pelo paciente ao mesmo tempo em que o leite estivesse sendo ingerido.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPesquisar e Planejar
Próximo artigoQueda de Cabelo Mitos e Verdades
Adriana Vidal Schmidt
Médica especialista em Alergia (RQE - 7737), com mestrado pela Universidade Federal do Paraná, Adriana Vidal Schmidt (CRM 12.975 – PR) oferece diversos tratamentos em sua conceituada clínica, em Curitiba, e atua há 25 anos. Busca sempre se atualizar e trazer tratamentos de saúde e beleza, com foco no bem estar global de seus pacientes. É membro da Academia Americana de Alergia, da Academia Europeia de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Alergia. Site: www.adrianaschmidt.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here