Lava Jato e Eu: O que tenho a ver com isso?

0
96

Diariamente ouvimos notícias sobre uma tal Lava Jato envolvendo nomes políticos e de grandes empresas, mas raramente nos perguntamos sobre do que ao certo se trata essa investigação ou que impactos esse tipo de investigação pode causar em nossas vidas. O que um cidadão comum, trabalhador, que levanta todos os dias cedo, vai para seu trabalho e ganha seu sustendo tem a ver com uma investigação acerca de indivíduos que parecem estar tão aquém de nossas realidades?

Bom primeiramente vamos buscar compreender brevemente do que se trata essa tal Lava Jato.

A designada Operação Lava Jato consiste em um conjunto de investigações, desenvolvidas pela Polícia Federal do Brasil, a fim de apurar um esquema de lavagem de dinheiro que envolve desvios bilionários em propinas. Deixando mais simples, muito dinheiro que poderia ter beneficiado nosso país para uma melhor infraestrutura foi distribuído entre grandes empresários e políticos num esquema estruturado e ardiloso de corrupção, organização criminosa e gestão fraudulenta.

E o que tudo isso tem a ver comigo, que estou aqui cumprindo minhas funções e ganhando meu dinheiro honestamente? Você se pergunta.

O que você tem a ver com isso, afinal você é um ser que vive isoladamente e não estabelece qualquer conexão com o mundo que excede essa realidade em que você vive.

Acredito que aqui me responderia certamente que você não é um ser isolado, e de fato nós seres humanos somos seres naturalmente políticos e sociais, como afirmou Hannah Arendt, não somos desconectados com o mundo, mas ao contrário necessitamos viver com outros e para isso precisamos criar um ambiente que possibilite uma boa vivência. A política é a forma que encontramos para nos organizarmos e vivermos harmoniosamente. Elegemos assim, pessoas que nos representam e que dão voz a nossas necessidades a fim de possibilitar o melhor ambiente possível para vivermos, mas muitas das vezes os que escolhemos para nos representar estão tão propensos a inclinar-se para seus desejos e paixões quanto nós que os elegemos. Então é necessário que os vigiemos e nos preocupemos com suas atitudes, pois por mais que sejam homens como nós passíveis de erros, possuem a responsabilidade de cuidar dos interesses de toda uma nação e não apenas de seus próprios.

Agora retomemos a questão, o que você tem a ver com essas investigações?

Estamos intrinsecamente ligados a tudo que é público, pois fazemos parte de um todo e necessitamos nos preocupar e agir para que o todo funcione.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here