Ler ou não ler? Esta é pergunta que faço a você que está lendo agora.

12
135

A leitura é importante?  Até alguns anos atrás, o acesso à leitura era restrito a um público mais elitizado, mas com o avanço tecnológico hoje temos varias formas de ter acesso a uma boa leitura.

Hoje as bibliotecas públicas têm como concorrentes a Lan house pública, biblioteca itinerante, e até mesmo as grandes magazines que vendem os livros, revistas, jornais, sem mencionar o acesso a informação através da internet dentro do nosso próprio lar, quiosques no metro com pequenos livros a um preço super acessível.

Mas o fato é que, com toda esta facilidade ainda temos muitos empreendedores (as) que não gostam de ler.  A leitura e a capacitação é essencial para o crescimento intelectual e profissional das pessoas, devendo ser incentivado e motivado desde a infância.

Hoje encontramos livros infantis específicos para cada faixa etária, e ler um bom livro, revista ou jornal é como ter o passaporte para a formação do homem e a sua constante transformação.

Muitos fogem da leitura, por falta de tempo, por não ter o hábito, por preguiça, alguns por problema de visão, por começar a ler e sentir sono e não concluir nem a primeira página, enfim são muitos os argumentos que ouvimos quando questionamos alguém sobre o habito de incorporar ao seu dia a dia a leitura.

O Brasil, ele já foi o país com o maior número de empreendedores do mundo, porém o desinteresse pelo conhecimento e leitura, hoje nos coloca entre os 10 países que mais empreende; hoje ocupamos o 8º lugar no mundo. Numa pesquisa realizada em 54 países pelo SEBRAE, por mais incrível que pareça, o primeiro lugar vai para a Tailândia, tendo a China na segunda posição e o EUA em 16º lugar.

Portanto devemos salientar o quanto é importante à leitura, seja para obter êxito nos negócios como empreendedor, na vida pessoal, e na carreira tradicional como funcionário CLT.

Os benefícios são inúmeros quando temos a oportunidade e o acesso à leitura, ainda mais para o empreendedor, que move a economia do país e traz resultados positivos a todos ao passo que se descobre novas soluções construtivas que propiciam benefícios, praticidade ao dia a dia, lucro e geração de renda a população.

Eu concordo que muitas vezes se torna o ato de ler é cansativo, mas para mudar esta concepção e este pensamento, e transformar isso em um ato prazeroso é essencial que você escolha temas que lhe agradem, não leia pelo simples fato de ler, pois quem não tem o habito de ler com certeza desistira nos primeiros minutos, portanto selecione boas matérias, veja o que mais lhe interessa na leitura, e tire lições que lhe serão úteis para sua vida, para os seus negócios, para sua casa, etc.

Aquele que lê mais cresce no âmbito pessoal e profissional, e se torna uma pessoa culta, pois é através da leitura que muitas vezes temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes, e conhecer o mundo a fora e suas particulares, mesmo sem ter que sair da nossa cidade natal.

É através da leitura que conseguimos nos comunicar melhor, escrever melhor, descobrir novos mercados e novas oportunidades.

O artigo que escrevo hoje é curto propositalmente, pois pequenas doses diárias de leitura para quem não tem o habito de ler já é o primeiro passo para que você no futuro consiga dedicar-se horas e horas a uma leitura agradável e te traga algum beneficio.

planta

Eu espero ter colocado em sua mente uma sementinha com a dúvida, ler ou não ler?

Espero que vocês tenham gostado desta matéria, e te convido para continuar acompanhando a Revista “A Empreendedora”, e também para dizer-lhe que a sua avaliação é muito importante para a nossa coluna. E seria muito legal você deixar registrado a sua opinião e se gostou, curti esse artigo.

E até a próxima!

 

Alessandra Batista

LOGO ABTEspecialista em novos negócios e planejamento estratégico
Mentoria para empreendedores embasada métodos Sebrae.
E-mail Contato: Allessandrabt@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ABTCONSULTORIA/
Site: www.abtconsultoriaempresarial.com.br

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVença os seus medos e bloqueios e vencerá o mundo.
Próximo artigoCuidados essenciais durante passeios na praia.
Alessandra Batista
Consultora e Especialista em Novos Negócios, Palestrante e Treinadora de equipes. Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior, especialização em Gestão Empresarial pela Fatec-SP. Experiência em Análise Comportamental, Coach de Carreira e Negócios. Possui cursos diversos voltados a Competitividade e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Escola de Negócios SEBRAE. Após atuar por vários anos em multinacionais liderando processos e equipes no exterior, construiu carreira dentro do SEBRAE SP, desenvolvendo projetos governamentais, melhoria da competitividade e desenvolvimento territorial, voltado ao público empreendedor e as MPE´s. Hoje, assessora profissionais e empresas a construírem e fortalecerem seus negócios por meio de posicionamento estratégico para alcançarem sucesso na carreira profissional ou como Empreendedor. Recentemente agregou outra atividade como “Mentora de Projetos” da Prefeitura de Guarulhos Baseada em conhecimentos de consultoria empresarial, técnicas e ferramentas de Coaching e Análise de Perfil, desenvolve a alta performance em negócios e mentoring.

12 COMENTÁRIOS

  1. Hola soy de Perú-Cusco, la revista emprender, es una de las mas importantes que se está realizando, gracias a la señorita Allesandra Batista por la dedicación que da énfasis a un progreso continuó, teniendo como foco mejorar la calidad de vida de las personas y fundamentalmente en crear buenos abitos y olvidar las malas costumbres, el desarrollo mental es mas importante, para ser grandes emprendedores. Gracias saludos desdé Perú.

  2. Hola, mi nombre es Edgar Vasquez, y yo encontró la revista recientemente a través de una amiga columnista llamada Alessandra Batista. Soy médico aca en Colômbia, y la lectura para mi es muy importante, porque el conocimiento en mi área de trabajo es esencial para salvar vidas………. La lectura es siempre mi lema. La felicito

  3. La lectura es algo tedioso para algunas personas, pero quizá sea porque nunca han decido hacerlo,soy un claro ejemplo de eso pero llegue a la conclusión de empezar por pequeños párrafos fui embriagandome en la lectura que ahora forma parte de un hábito en mi vida, quisiera que todas las personas del mundo leerán este artículo para consientizar y animar… leer es importante porque Enriquece nuestra mente nos ayuda en el crecimiento de ideas tanto profesional y personal, gracias Alessandra por hablar de este tan importante tema… besos desde Honduras!! 😚

  4. Olá,,, E com imensa satisfação que parei um pouquinho pra ler este assunto de tão, Grande relevância, meus sinceros Parabéns por esta iniciativa. Fica minha sugestão de trabalharmos um pouco mais o incentivo à leitura principalmente indicando boas Literaturas, como por exemplo está da imagem acima ( Nosso Amiguinho) com mais de Sessenta Anos de existência,, Nota dez por tratar de um Assunto muito sério .. Leitura ,,, Show

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here