Liberdade, Compromisso e Escolha – Parte 2

0
227

Dando continuidade ao tema sobre os três pilares que podem nos trazer maior equilíbrio e satisfação, depois de ter falado de LIBERDADE, hoje comentaremos sobre COMPROMISSO.

O que é compromisso?

A explicação formal seria uma obrigação assumida por uma ou diversas partes; seria ter um comprometimento. Uma forma de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objetivo. Compromisso é, portanto, uma responsabilidade adquirida seja por uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos.

É uma palavra com um significado bastante forte para alguns e que pode assustar tantos outros.

E gostaria de ir mais longe. O primeiro e maior compromisso que podemos e devemos assumir é com nós mesmos. Pois, se este não for considerado, estaremos impotentes para cumprir qualquer outro, seja com o próximo, com o trabalho, com a família, com a vida.

É importante, muito importante manter isso em mente. Se tivermos compromisso com a verdade, com nossos valores, com nosso ser, com nosso próximo (isso inclui família, amigos, conhecidos e desconhecidos – é bom lembrar!), com horários, com a nossa própria palavra (sendo congruente com o que pensamos, falamos e fazemos) certamente já estaremos edificando o segundo pilar a caminho do sucesso e realização.

De que adianta pensar uma coisa, falar outra e agir diferentemente de ambos?

O que isso faz com nosso sistema interno? CAOS…O equilíbrio se dá na confluência disso tudo de forma coesa, coerente! Na congruência do pensar, sentir e querer! No compromisso com a verdade, o real, o essencial.

Alguém que queira empreender com sucesso, o primeiro pré-requisito seria alinhar os compromissos que deverá assumir ao longo do tempo.

Estar sempre atento ao compromisso com a ética, com a qualidade de seus produtos e os serviços que irá prestar, respeitar prazos assumidos, manter uma relação de verdade, no sentido “da verdade”, com seus parceiros e clientes.

As grandes conquistas exigem grandes riscos e só tentando é que podemos realizar algo, mesmo que seja para errar algumas vezes.

Se enumeramos os compromissos que queremos assumir em qualquer novo empreendimento já estaremos pavimentando um caminho que vai facilitar chegar onde queremos com mais facilidade.

A palavra COMPROMISSO deriva de “promessa”, ou seja, “com promessa”. Quer dizer que, quando há um compromisso, há uma promessa.

Para empreender sugiro enumerar compromissos e se você está realmente apto a cumpri-los naquilo que seu negócio requer e quanto está disposto a flexibilizar, sair da zona de conforto e se esforçar para cumprir tudo quanto necessário.

Meu pai, “o folclórico” Romeu Italo Ripoli me deixou muitas lições. Uma delas é:

“Ninguém é obrigado a prometer nada, mas…se combinar, cumpra”.

Só assim teremos uma imagem edificada por respeito e admiração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here