Lisa ou Cacheada. Em Constante Transformação .

6
507
Imagem: mundomulheres.com

Complicadas e perfeitinhas…  Assim somos nós mulheres com nossos cabelos em constante transformação, que variam desde a tonalidade das cores até a estrutura dos fios, passamos a vida em busca do look perfeito. Perfeito por um breve momento, porque em questão de pouquíssimos meses, a perfeição é encontrada em outra cor, outro corte, outra estrutura capilar. E nessa inconstância permanente podemos contar com a ajuda dos nossos melhores amigos, os salões de beleza.

Existe uma gama de opções tanto para quem quer ser lisa quanto para quer ser ou manter os cachos. Mas deve-se ter muito cuidado e atenção na escolha do procedimento, para que o sonho do look perfeito não se transforme num pesadelo muitas vezes sem prazo para acordar. Antes de escolher o procedimento para a tão desejada transformação na estrutura das suas madeixas, tenha em mente algumas regrinhas básicas, porém indispensáveis, para o sucesso do resultado.

A escolha do profissional: pode parecer merchan e campanha pró-salão, mas, no entanto, é bem importante e necessário entender que se você quer um resultado de qualidade e com garantias de segurança para a saúde e integridade dos seus fios, a escolha do profissional vai muito além do preço. Para procedimentos de transformação da estrutura dos fios é necessário o uso de químicas pesadas (o ativo tem que ter o poder de desestruturar as pontes de dissulfeto do cabelo, ou seja, quebrar os laços naturais do córtex capilar) que nas mãos de profissionais inaptos ou irresponsáveis pode trazer sérias e graves consequências tanto para seus cabelos quanto para sua saúde física e emocional. Esses ativos além de ter o poder de desestruturar têm também o poder de destruir LITERALMENTE o fio, causando quebras, quedas e em casos extremos (mas nada raros) derreter o cabelo. Então, se informe, pesquise, busque de todas as formas conhecer o histórico do profissional, suas especializações, conhecimentos, técnicas, formas de trabalhar, etc. e não pare no primeiro que encontrar, sempre busque uma segunda, terceira, quarta opinião.

A escolha do procedimento: indispensavelmente quem vai determinar isso é o profissional. Não adianta você chegar no salão e dizer quero assim, quero assado. Quem determina a melhor química de transformação é o profissional. Avaliando as características naturais e etnia do seu cabelo, ele vai determinar se poderá ser feito o “assim” ou o “assado”. E eu aconselho que você siga à risca o que for determinado pelo profissional, isso é a garantia de nada sairá errado. (deem uma conferida nisso na matéria da semana passada: Incompatibilidade. Meu sobrenome é quebra)

A escolha do ativo: essa é sem dúvida a parte mais importante de qualquer procedimento após a escolha do profissional. Quem determina o tipo de ativo ideal para a sua transformação são: a ANAMNESE, o HISTÓRICO CAPILAR e o TESTE DE MECHAS. É simplesmente impossível realizar um procedimento de transformação com químicas pesadas, de forma segura e responsável, sem essas etapas. Se o profissional que você escolheu aceita sem questionar que você diga o que quer, leva você para a cadeira ou lavatório sem diagnosticar seus fios, começa a execução do procedimento sem fazer teste de mechas (teste de alergias 72 horas antes dos outros testes, teste de resistência e execução 15 dias antes da realização do procedimento com acompanhamento constante das mechas testes), sinto em lhe informar que você escolheu o profissional errado e corre sérios riscos de ter surpresas desagradáveis a qualquer momento. E isso vale para TODO E QUALQUER tipo de procedimento.

As opções de procedimento: depois de tudo resolvido e de você estar nas mãos de um profissional altamente capacitado é hora de conhecer as opções existentes para a tão desejada transformação.

Lisos

liso1

Cabelos lisos são a personificação da praticidade. Veja bem e leia com muita atenção, eu disse PRATICIDADE, que nada tem a ver com beleza, estilo, melhor ou pior. São apenas mais práticos para a correria do dia a dia para nós mulheres empreendedoras, que temos que dividir nossos dias em várias 24 horas por hora.  E para alisar ou alinhar as madeixas existem dois tipos de alisamentos.

Alisamentos Temporários

liso3

Os alisamentos temporários se subdividem em duas categorias: alisamentos mecânicos, que são feitos a partir tração e aquecimento térmico proporcionados pelo secador e pela prancha. São as famosas escovas lisas com ou sem prancha do final de semana. Esses alisamentos não têm nenhum poder de modificar a estrutura natural do fio além do momento em que são feitos, e assim que o cabelo é lavado, as madeixas voltam a sua forma original. Alinhamentos térmicos são procedimentos de redução de volume por meio de um ativo oxiredutor, as famosas progressivas (e que na atual orgia química pela ganância de lucrar foi rebatizada com vários nomes diferentes: selagem térmica, botox, cauterização, cristalização, etc., e que uma minoria de profissionais irresponsáveis vende como “tratamentos capilares”, MESMO SABENDO que não são). As progressivas têm como base uma gama de ativos, na sua maioria constituída por ácidos. Promovem uma modificação temporária da estrutura do fio que mantém as madeixas lisas por períodos que variam entre 3 a 4 meses. O preferido, infelizmente, ainda é o formol. O formol é um conservante, altamente tóxico, alergênico, cancerígeno, irritante, sensibilizante e impermeabilizante (postarei uma matéria falando exclusivamente sobre ele, por hora o que você precisa saber é EVITE, não faça uso de formol de jeito, forma e nem maneira nenhuma. Sua saúde agradece) que vitrifica o fio, efeito maçã do amor. Essa impermeabilização prejudica e muito a ação de ativos de tratamentos, vitaminas, aminoácidos, nutrientes, proteínas, que são indispensáveis para manter a integridade do fio.

Alisamentos Definitivos

liso2

Os alisamentos definitivos também se subdividem em duas categorias: hidróxidos (cálcio, guanidina, lítio, potássio, sódio…) e os tioglicolatos (amônia, AMP, etanolamina…). São chamados de definitivos porque tem o poder de mudar definitivamente a estrutura do fio processado por eles, ou seja, a parte submetida a esses tipos de alisamentos nunca mais voltará a sua forma original, o que significa que a única forma para se livrar deles é cortando o cabelo. A controvérsia entre definitiva e semi definitiva gira em torno do fato dos fios continuarem a nascer com sua estrutura original, logo, o comprimento se mantém liso, mas a raiz nasce cacheada. Escolher entre uma das duas famílias depende da etnia, textura e concentração dos cachos. São ativos divididos em forças suave, média, forte e extraforte e escolher errado qual será usado resultará em danos severos e em alguns casos irreversíveis como quebras, quedas, lesões e queimaduras de até terceiro grau.

queimaduras1

Cacheados

cachos

Os cachos são a personificação da graciosidade. Veja bem e leia com muita atenção, eu disse GRACIOSIDADE, que nada tem a ver com beleza, estilo, melhor ou pior. Cabelos cacheados exigem manutenção constante e as donas dessas madeixas precisam de terapias detox para o couro cabeludo com frequência para evitar quedas e quadros de calvícies por acúmulos de cremes, modeladores, fixadores, mousses e leave-in. E para fazer, definir, controlar ou diminuir o volume dos cachos existem algumas opções que também se subdividem em duas categorias: temporários e definitivos.

Cacheamento Mecânico

cachos1

O cacheamento mecânico é temporário, dura somente até a lavagem seguinte. É feito através de modeladores de cachos como os famosos babyliss e miracurl, escova cacheada, papelotes na prancha e os pioneiros bobes. Basicamente em todos os procedimentos citados o trabalho consiste em higienizar muito bem os fios e enrolá-los com ou sem aquecimento. Muito utilizado para penteados de noivas e festas.

Cacheamento Definitivo

permanteafro1

Existem três tipos de cacheamentos definitivos e todos envolvem as famílias dos tióis e dos hidróxidos e por conta disso é muito importante que a escolha do profissional seja feita com calma e muita consciência.

Relaxamento

relaxamento

O relaxamento é a mais simples das técnicas de cacheamento. Consiste na aplicação de um relaxante com ativo e força previamente escolhidos no teste de mechas, tempo de pausa, neutralização e lavagem. O fio não é enrolado por boomerangs, bobes ou bigudins, apenas é penteado com pente de dentes largos, pois a intenção é soltar, relaxar a concentração dos cachos. Pode ser feito com hidróxidos ou tioglicolatos.

Permanente Afro

permanenteafro2

O permanente afro consiste em definir, modelar os anéis dos cachos e para isso é necessário utilizar os boomerangs ou os bigudins em conjunto com o papel de permanente. O ativo usado para o permanente afro é o tioglicolato de amônia e os fios são enrolados com o produto e neutralizados. A definição dos cachos se dá pela escolha do tamanho dos boomerangs e bigudins.

Desintoxicação Capilar ou Desprogressiva

desintoxicaçao1

A técnica foi lançada pela Grandha com o seu tioglicolato de AMP. Basicamente, a ideia consiste em “retirar” o produto de progressiva dos fios e devolver os cachos. O passo a passo do procedimento é muito semelhante ao permanente afro. O diferencial está na enorme compatibilidade desse ativo, que pode ser usado até em cabelos descoloridos.

desintoxicaçao2

Seja qual for a sua escolha, lisa ou cacheada são necessários e imprescindíveis os cuidados com a saúde e integridade dos fios. Cabelos processados quimicamente sejam por alisamentos ou cacheamentos, exigem cronograma capilar semanal. As sessões de nutrição, hidratação, umectação, reconstrução e balanceamento de pH são definidas pelo profissional a partir do diagnóstico das necessidades dos fios. Cada cabelo é único e por consequência o cronograma também. O tratamento que sua amiga está fazendo não surtirá o mesmo resultado nos seus cabelos. Então seja você, atualmente, dona de madeixas lisas ou cacheadas, tratamento capilar é a palavra chave para ter cabelos lindos, com balaço, força, movimento, saúde e preparados para a próxima transformação. Cronograma Capilar deve virar hábito nas nossas vidas, porque a mutação já nos é rotina.

 

Crédito das imagens:

blogspot.com | cygnuscosmeticos.com.br | moda.culturamix.com | salaovirtual.org | grandha.com.br | mundodastribos.com | somosperfeitas.com.br | mundomulheres.com

6 COMENTÁRIOS

  1. Matéria esclarecedora tanto para os profissionais como para a clientes, visando sempre a saúde e integridade do couro cabeludo e dos fios de cabelo

  2. Menina, estou amando seus textos! Estou compartilhando todos na minha página do salão e as clientes estão amando! Super ansiosa pela reportagem do formol!!! 😱 😱 😱 gostaria de sugerir uma reportagem: a febre sobre uso de produtos culinários no cabelo, suas benesses e malefícios, especialmente no que diz respeito ao vinagre e limão.

    Bjs de luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here