Mulher e Cinema – A Linguagem do Coração

0
158

Viver em total escuridão e no absoluto silêncio,  deve ser algo terrivelmente difícil e assustador. Este filme é exatamente sobre isso. Uma narrativa emocionante sobre como uma pessoa pode fazer a diferença e mudar completamente a vida de outra. O filme aborda também questões como perda, amizade e existencialismo.

Sinopse: Marie nasceu cega e surda. Vendo sua extrema dificuldade para se adaptar ao mundo, o pai decide mandá-la para um convento que cuida de crianças surdas. Lá ela consegue a confiança e o carinho da freira Margueritte, que a ajuda a se expressar. Filme baseado em uma história real.

No século XIX pessoas com necessidades especiais em geral eram privadas do convívio social em casas de familiares ou internadas em asilos.

Hoje encontrei uma alma, uma alma bem pequena e frágil. Uma alma aprisionada, mas que brilhava através das grades da sua prisão. Como me comunicar com alguém na escuridão e no silêncio? Como falar com ela?”   (Freira Margueritte)

“- E como você a ensinaria?
– Com linguagem de sinais.
– Mas ela é cega !
– Faço os sinais na mão dela.  Ela é surda e cega de nascença.” 

(Diálogo entre as Irmãs Margueritte e Raphaëlle)

O filme mostra a história da jovem cega e surda de 14 anos, que aprendeu a se comunicar com as pessoas e o ambiente, usando apenas o toque e o olfato.

A dificuldade e a agressividade da jovem em interagir com as meninas e as irmãs do Instituto Larnay – especializado na educação de jovens surdas.

História de amor entre duas mulheres que tiveram suas almas conectadas como se fossem mãe e filha.

A jovem Ariana Rivoire de apenas 21 anos interpreta a menina Marie. Na vida real ela é  surda e parcialmente cega desde a infância.

À esquerda Marie Heurtin e a freira Marguerite
À esquerda Marie Heurtin e a freira Marguerite


Filme: A Linguagem do Coração (2014)
Título Original: Marie Heurtin
País: França
Direção: Jean-Pierre Améris
Elenco: Isabelle Carré, Ariana Rivoire, Brigite Cattilon, Noémie Churlet..

 

A Linguagem do Coração é um filme que além da história sensível e emocionante, retrata tanto o aspecto emocional quanto o da linguística. Ressalta o quão importante é o aprendizado da linguagem para o desenvolvimento como pessoa. O longa também aborda a fé, sem jamais tentar pregá-la ao espectador.

Conheça a verdadeira historia:

 

Fonte: wiki/adorocinema/frasesdefilmes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here