Mulher e Cinema – As Faces de Helen

0
420

Filme cujo tema central é uma doença devastadora que aniquila a alma. A personagem vive a dor e a angústia de alguém que se sente numa prisão invisível e não consegue se libertar. Não é fácil entender e mergulhar no mundo de Helen… é preciso sentir a dor junto com ela.

Helen

As Faces de Helen (2009) Direção: Sandra Nettelbeck

Sinopse: Helen é uma mulher bem-sucedida que tem um casamento feliz e um bom relacionamento com a filha. Porém, existe algo que ela tenta esconder: sua bipolaridade, que vem à tona em surtos devastadores, mudando a forma de ver o mundo. Agora, cabe à sua família e amigos mostrar a ela que a vida continua bela.

Helen e o Marido
Helen e o Marido

Helen: “ Ela não me pergunta como eu me sinto. Ela sabe.”  (referindo-se a Mathilda, que também tem a mesma doença)

Marido: “Você tem razão. Eu não ideia de como você se sente.”

Helen é uma talentosa professora de música e mãe que sofre de uma profunda e debilitante depressão. A família tenta ajudá-la, mas ninguém é capaz de lidar com sua dor. A única pessoa que entende sua doença é sua aluna Mathilda, que também sofre da mesma doença.

Helen conversando Mathilda
Helen conversando Mathilda

Helen: “As cinco melhores formas de se matar?”

Mathilda: “As cinco melhores razões de viver?”

 

RDP-HELEN-articleLarge

Em cena, o marido David num momento de desespero e angustia ao ver sua esposa depressiva sem saber como ajudá-la. O filme retrata de forma sensível o quanto a doença afeta a vida de uma mulher, sua personalidade e sua família.

fhd009HLN_Ashley_Judd_029

Não importa o quanto seja longo a jornada, ou a profundeza da descida, no fim só é preciso um último passo, um passo, entre mim e a loucura. Entre a dor, e o nada, um único e um pequeno passo…”  (Helen).

elen-1

Não existe forma de fazer com que se crie empatia por alguém que sofre de depressão. É algo difícil e somente quem  já passou por isso ou tem essa doença na família, consegue entender. 

fbdf9c35f0e130e40ac81bf5b9b6223f_XL

Um filme  sensível e comovente, que abordou o tema de forma sensível e extraordinária – que retrata o quão doloroso é viver com essa doença. Eu recomendo!

Filme: Helen
Direção: Sandra Nettelbeck
Elenco: Ashley Judd, Goran Visnjic, Lauren Lee Smith, ..
Gênero: Drama
Nacionalidades EUA, Alemanha
Fonte: Wiki/adorocinema/filmow/repensandopsicologia.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here