Mulher e Cinema – Incêndios

0
116

Baseado na peça homônima de Wajdi Mouawad, o filme mostra toda a trajetória de dor e sofrimento de uma mulher. O longa exibe uma visão comovente sobre a miséria, a falta de escolhas e sobrevivência durante a guerra da Palestina. Tudo isso em um cenário cercado de injustiças e ódio étnico-religioso entre os povos. A narrativa do filme se da em abordar mais de quarenta anos de história em dois tempos distintos mostrados em flash back.

 

29193266

Incêndios (2011 – Direção: Denis Villeneuve)

Sinopse: Canadá. Jeanne e Simon são irmãos gêmeos e acabaram de perder a mãe, Nawal Marvan. Eles vão ao escritório do notário Jean Lebel para saber do testamento deixado por ela. No documento, Nawal pede que seja enterrada sem caixão, nua e de costas, sem que haja qualquer lápide em seu túmulo. Ela deixa também dois envelopes, um a ser entregue ao pai dos gêmeos e outro para o irmão deles. Apenas após a entrega de ambos é que Jeanne e Simon receberão um envelope endereçado a eles e será possível colocar uma lápide. Só que Jeanne e Simon nada sabem sobre a existência de um irmão e acreditavam que seu pai estava morto. É o início de uma jornada em busca do passado da mãe, que os leva até a Palestina.

Os gêmeos Jeanne e Simon se deparam com um pedido impactante no testamento da mãe, a busca pelo pai e irmão deles. Ambos sempre acreditaram que o pai já estivesse morto e nunca souberam da existência de um irmão. Simon é contra cumprir o pedido da mãe falecida, mas Jeanne embarcará nesta jornada de buscas pelas origens de sua mãe.

003

Nawal engravida de um palestino e para não desonrar a família (cristã) seu filho é enviado contra sua vontade para a adoção ao nascer.

004

Quando Nawal precisa enviar o bebê para adoção, a mãe dela faz três pequenas marcas circulares no pé do recém nascido, para dar a chance de reencontro com o filho. Anos depois, Nawal reconhece seu filho ao ver as marcas.

A personagem central, desde o início passa por uma série de tragédias que são reveladas e descobertas por sua filha, passando a sentir, de certa forma, aquilo que sua mãe passou e lhe era desconhecido.

O incêndio mais impactante é o massacre pelos cristãos, de um ônibus lotado de civis muçulmanos.

O horror vivido por Nawal, na sua luta política e seus anos de prisão onde foi torturada e estuprada.

010

Em sua angústia, Nawal deseja que tudo aquilo que passou seja revelado, fechando assim seu ciclo de dor, de uma verdade dolorosa que se faz necessária.

011

A banalização da violência justificada ou não pela religião continua sendo cruel e perversa. Dentro desse contexto, Incêndios  é um filme do tipo soco no estômago, um verdadeiro choque de realidade e também de indignação. O longa traz um dos desfechos mais surpreendentes e arrasadores dos últimos tempos. Filme extraordinário que vale a pena conferir.

 

Fonte: Wiki/Adorocinema

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here