Mulher e Cinema – Primeira Transgênero

0
247

O que é ser mulher? Somos mulheres pela definição do gênero? 

Somos mulher porque concebemos e parimos nossos filhos?

Nesse sentido sim, somos mulher. Mas ser mulher vai muito além. Difícil definir, já que somos um turbilhão de sentimentos. Amor, instinto, intuição, paixão, envolvimento, sensibilidade, e por aí vai.

Muito além dessas definições, ser mulher é algo que transcende  qualquer definição, falando como mulher, claro.

Esse filme é sobre um homem que “se sentia” mulher. Que consegue visualizar gradualmente que aquele corpo que reside não é o seu, não é o que realmente deseja, e isso provoca mudanças drásticas no seu comportamento e em sua vida.

eddie-redmayne-the-danish-girl-poster-004
A Garota Dinamarquesa (Direção: Tom Hooper – 2016)

 

Sinopse: Cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o seu relacionamento amoroso com a pintora dinamarquesa Gerda  e sua descoberta como mulher quando sua esposa pede para que ela pose para retratos femininos – quando uma modelo falta na década de 20. Sua esposa aceita a cirurgia,  porém percebe que perdeu a pessoa com quem se casou.

images-1

Einar vive encoberto naquela descrição que a sociedade impôs. Aos poucos, enquanto veste roupas femininas – para auxiliar sua mulher como modelo para as pinturas da mesma – Einar entra em contato com seu verdadeiro eu, como Lili.

331118

Einar ama a esposa Gerda, mas seu eu é mais forte. E essa avalanche de situações e sentimentos, põe em risco seu casamento.

garota_dinamarquesa_eddie_redmayne_filme_transexual
Nesta cena, Einar analisa e contempla seu lado mulher.

einar-elbe

Lili Elbe (Vejle, Dinamarca, 28 de dezembro de 1882 — Dresden, Alemanha, 13 de setembro de 1931) nascida Einar Wegener, era uma artista de sucesso conhecida com esse nome. É conhecida por ser provavelmente a primeira mulher transexual a submeter-se a uma cirurgia genital. Após a realização da mencionada cirurgia ela, legalmente, abandonou seu nome de nascimento e adotou a identidade Lili Elbe. Mesmo com seu talento, decidiu abandonar a pintura, por entendê-la como parte de sua existência anterior a ser deixada para trás para se ver independente das memórias da vida de Einar.

b-1x2soveaarnhg

Primeiro se submeteu a uma castração cirúrgica sob a supervisão do Dr. Magnus Hirchsfeld, médico alemão famoso que fundou a primeira Associação de Defesa de Homossexuais e Transexuais.

f017745e97a52897396afe3da04d6d07

Em 1933,  passou por várias cirurgias nas mãos do Dr.Warnekros que planejava completar o processo, implantando um útero em Lili e criando uma vagina artificial, mas a artista não resistiu à cirurgia e morreu dias antes de completar 50 anos.

a-garota-dinamarquesa-filme-fim
Cena do filme.: A garota dinamarquesa – filme – fim Lili em seus últimos momentos de vida.

 

algumas-obras-de-gerda-wegener-que-tiveram-lili-elbe-como-modelo
Algumas obras de Gerda Wegener que tiveram Lili Elbe como modelo.

 

Fonte de pesquisa: Wiki

 

Cristina Figueredo
Amante de filmes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here