Mulher empreendedora: É preciso ter postura!

1
113
Closeup portrait of happy businesswoman with colleagues in the background

Uma mulher empreendedora precisa entre tantas coisas, ter postura e ética profissional. Esse é o só o início do assunto quando o interesse é ganhar o mercado e ser bem-sucedida na trajetória escolhida.

Para toda mulher, que já tem uma carreira iniciada, ou que está pretendendo se lançar no mercado, precisa ter alguns cuidados básicos para alcançar o que merece.

Planejar uma carreira, um investimento, exige esforço, empenho e atitudes assertivas que sejam suficientes para ancorar o sucesso desejado.

Não basta apenas ter conhecimento técnico. Um profissional qualificado precisa ser ético e desempenhar postura profissional no ambiente de trabalho. E a mulher ainda precisa demonstrar mais coisas para ser bem-sucedida. É preciso fazer a diferença para melhor! E para isso é necessário uma reunião de competências, que envolvem comportamento, atitudes.

Cuide da aparência

É importante sim cuidar do visual. Vestir-se de forma adequada, harmoniosa. A imagem que transmitimos vai garantir atenção ou não num primeiro impacto. Marketing pessoal é fundamental. Contudo, não exagere! Não é para chamar a atenção, e sim para que sua imagem esteja compatível com a sua competência e seriedade com o trabalho.

Honre com os compromissos

Se você assumiu um compromisso, cumpra! Não ultrapasse prazos estabelecidos, seja colaborativa e comprometida. Faça mais do que o esperado.

Seja pontual

Uma mulher elegante não atrasa. Pontualidade é sinônimo de seriedade e comprometimento. Demonstra que você se preocupa com os outros e sobretudo, com o trabalho.

Educação e gentileza

O mundo precisa mesmo de pessoas mais gentis! E lembre-se que educação é bem diferente de jogar charme.

Mulher, mulher! Você precisa mostrar seu valor através da sua competência. Seja sempre educada, simpática, colaborativa e bem-humorada. Essas atitudes são favoráveis para um clima de trabalho mais leve e satisfatório para você e para quem convive contigo.

Não se exponha

Evite falar de assuntos pessoais no trabalho. É bom ter uma relação mais próxima com alguns colegas, mas mesmo assim cuide para que conversas particulares não circulem no ambiente de trabalho. Essa é uma exposição desnecessária e que pode te colocar numa situação de vulnerabilidade.

Não fale demais nem de menos. Apenas o suficiente. E também preste atenção com quem e como está falando. Adeque sempre a sua forma de conversar e lembre-se que gírias e palavrões não são bem aceitos num ambiente de trabalho, sobretudo vindos de uma mulher.

No trabalho, trabalhe!

Realize as tarefas que você está sendo paga para fazer. O uso do celular e o acesso à internet quando não estão atrelados ao desempenho das suas atividades profissionais, nunca é bem-vindo. Fora que isso tira a concentração e prejudica o desempenho.

Você escolheu estar no mercado. Por isso empenhe-se para mostrar a sua competência. Use do feminino para, com muita postura profissional, harmonizar os ambientes de trabalho que você pertence ou que está planejando vir a pertencer.

E se esse texto foi importante para você, que tal compartilhar? Vai ser ótimo se outras mulheres também tiverem acesso a esse conteúdo. Porque nós, mulheres, juntas somos muito melhores!

Renata Adriane

Palestrante e psicóloga.

Site: www.renataadriane.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/renataadrianepalestrante/
Linkedin: http://bit.ly/2ftTvX3

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here