Novembro Azul e a Importância da Saúde do Homem.

0
69

A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, com o objetivo da conscientização do câncer de próstata. Pois muitos homens não vão ao médico, regularmente, e tem preconceito com relação ao exame de próstata.

Em novembro de 1997, muito antes do movimento acima ser lançado, eu tinha um amigo que confessou que não ia ao médico de jeito nenhum e era muito namorador. Um dia eu comentei:

– Como você tem a vida amorosa muito agitada, você deveria ir ao médico, fazer exame de sangue e de próstata. Pois este é um jeito de saber se tem Câncer ou alguma doença sexualmente transmissível.

Meu colega retrucou:

– Isto não é coisa de macho!

– O cuidado com a próstata requer exame de toque, que é algo evasivo, e, se eu tiver alguma doença sexualmente transmissível, nem vou querer saber.

Então eu aconselhei:

– Poxa, com a saúde não se brinca. Pois há doenças que fazem o órgão sexual cair.

Após estas palavras meu amigo me olhou de um jeito assustado.

Alguns anos depois vi o rapaz na rua e ele me disse:

– Gostaria de agradecer você pelos conselhos. Pois fiz todos os exames. Por isso, descobri que estava com problemas na próstata e graças ao diagnóstico recente consegui o tratamento adequado.

Motivo pelo qual, aconselho todos os homens a aproveitarem o clima do novembro azul para fazer exames. Também convido as mulheres para incentivarem o sexo masculino a embargar nesta campanha.  Pois rosa e azul são cores que se complementam.

Afinal, a vida não é um mar de rosas, mas pode ser uma lagoa azul, num céu anil, quando na fé acendemos uma chama violeta.

 

Luciana do Rocio Mallon

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here