O Assédio Sexual, transborda em si, e já é um Sintoma Social.

1
33
Assédio Sexual

Todo Indivíduo deveria ter direito ao Pensamento Concreto, Abstrato e Simbólico, em sua vida.

As crianças aprendem a resolver seus problemas, primeiro em matemática escolar, ao contar nos dedos das mãos, esse é o pensamento concreto no início do desenvolvimento mental.

Num estalar de dedos, os números se tornam representação mental, é o pensamento abstrato. Num piscar de olhos, já se começa a usar os números na vida cotidiana, isso é pensamento simbólico, direito de todo indivíduo, para bom convívio social.

A Violência Infantil não se caracteriza só por maus tratos físicos ou a violência psicológica verbal, como o Bullying, sofrido na família ou na escola.

A primeira violência infantil ocorre sim pela miserabilidade material ou mental do adulto na falta de proteína à criança, necessária aos neurônios, para o seu crescimento mental.

O resultado serão indivíduos predestinados ao pensamento concreto até ao final de sua vida. Assim o que se vê nas Grandes ou Pequenas Cidades são adultos, que pensam como crianças imediatistas com dificuldade de frustração que não evoluíram no pensar abstrato simbólico.

Todos os indivíduos, como nós, segundo Freud, lutam internamente entre a pulsão de morte grande número de suicídios e de vida instintos de sobrevivência humana.

Assim, atualmente se vê esse borbulhar interno, sem conseguir ser contido devido à sua intensidade, passa a transbordar em si, em dois instintos básicos: a violência e a sexualidade.

Quando uma criança, que leva as coisas ao pé da letra, diz vou te matar e se vinga!

O adulto “criança” faz o mesmo sem conseguir simbolizar sua raiva, pega uma faca ou arma e simplesmente satisfaz seu desejo infantil, sem pudor e sem a menor censura!

Comportamento esse de alteração de consciência que ocorre sob efeito de drogas, também.

Por exemplo, seja ela licita, como o álcool (a loirinha ou a branquinha diária ou de final de semana), nomes tratados no diminutivo para diminuir a gravidade da dependência química, ou ilícitas como maconha, cocaína, crack e outras novas que surgem como um sintoma social.

Quando um adulto criança tem desejo sexual em locais públicos há o rebaixamento de consciência, o desejo transforma-se em ato e o instinto em Assédio Sexual.

Desta forma, esse assédio sai da dimensão privada e vem à público como um sintoma social!

Tive a oportunidade de apresentar um projeto voluntário de prevenção tanto de drogadição e a maternidade precoce à secretária de Ação Social, de uma cidade de miserabilidade paulista, na qual, foi minha surpresa… não houve interesse devido ao recebimento de fundo municipal, para manter a cidade bem miserável, sem saúde, educação e biblioteca pública, bem do “jeitinho brasileiro” que ela é.

Acredito, depois dessa vivência, que a miserabilidade humana não ocorre pela falta material em si e sim, pelo descaso de alguns poderosos em promover os valores e direitos essenciais ao humano na sua cidade.

Afinal, todo Indivíduo deveria ter direito em ter acesso ao Pensamento Concreto, Abstrato e Simbólico, mas não é bem assim que acontece e nem todos que tem esse direito humano nessa Alquimia da Vida.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pelo artigo. A matéria traz novas causas para um problema que se avoluma na sociedade. Causas internas por não desenvolvimento do pensamento, até a fase adulta, e, externas de irresponsabilidade em executores das políticas públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here