O mercado está reaquecendo: você está pronta?

0
57

Depois de 1 ano praticamente perdido, este de 2016, em que o país assistiu, estarrecido, à revelação de sua real condição política, econômica, social, financeira, assistimos nesta semana ao impeachment da Presidente Dilma e à posse do Presidente Temer. Esse acontecimento se apresentou como verdadeiro “divisor de águas”, tendo, inclusive, importante conotação simbólica, representativa do antes e do depois.

A profunda recessão – “nunca antes vista neste país” – estampada diariamente nos noticiários nacionais e internacionais, vem testando a resiliência de todos os brasileiros, atingidos todos, direta ou indiretamente, pelo desemprego: seja este de mão de obra, seja de capital.

Mas… A boa notícia: temos acompanhado um movimento crescente, não apenas no mercado de trabalho, com o qual trabalhamos diretamente, mas no mercado em geral. São sinais evidentes, embora ainda tímidos, de reaquecimento da economia.

E aí, a nossa pergunta inicial: Você está pronta?

Está pronta para ajudar a reconstruir o país?

Como empresária, está pronta para reassumir aquele seu perfil empreendedor, ousado, corajoso, criativo, que transforma ideias em ação, em produtos rentáveis? Está pronta para reinventar a sua empresa, o seu negócio, em novas bases que lhe garantam a sustentabilidade? Está pronta para recontratar aqueles colaboradores que – por razões de pura sobrevivência – você foi obrigada a demitir?

E você, profissional, que passou a fazer parte dos milhões de desempregados que há tempos nosso país não conhecia, aproveitou bem o tempo em que esteve disponível? Estudou, fez cursos, desenvolveu  novas habilidades, familiarizou-se com novas tecnologias, cuidou da saúde física e mental, reviu seu projeto de vida e carreira? Enfim: aproveitou bem, produtivamente, essa pausa que a vida lhe ofereceu?

Existe um estudo, que foi apresentado na reunião de Davos, que projeta em 7 milhões os profissionais que perderão o emprego até 2020, por falta de capacidade técnica e tecnológica para ocupar os novos postos de trabalho. Você faz parte desse grupo? Ou faz parte do grupo que ajudará a reconstruir o país?

Lembre-se: ou você faz parte do problema, ou faz parte da solução. Você decide.

Você está pronta?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here