O provador da sua loja é ordinário ou extraordinário?

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Você sabia que 1/3 do tempo que o cliente passa em sua loja é no provador?

Você sabia também que a taxa de “conversão X compra” de clientes que utilizam o provador é de 67% contra 10% dos que não recorrem ao provador?*

Pois é! Mesmo este assunto sendo massacrado nos últimos anos, muitas lojas AINDA não cuidam deste VENDEDOR como deveriam.

Não falo isto somente como profissional especialista no assunto, mas sim como uma consumidora de moda! Pense comigo: quantas lojas que você entrou no provador e este era: pequeno, ou não tinha onde colocar todas as peças, ou não tinha onde colocar nem sua roupa ou sua bolsa, ou estava abafado, com iluminação errada, ou não tinha música (ou tinha uma música nada a ver), ou … E aí por diante!!

É inacreditável que este erro venha acontecendo não somente em lojas pequenas, mas também em marcas de LUXO com lojas recém lançadas!

Pois é, agora pensando no número que te passei no inicio deste post (67%) você não consegue perceber o quão importante para seu retorno financeiro esta região de sua loja representa?

Foto: Lighting Philips
Foto: Lighting Philips

Pois saiba que algumas lojas além de perceber, já iniciaram seus projetos e estão tendo resultados MA-RA-VI-LHO-SOS! Veja a foto acima. É um projeto de espelho-luz desenvolvido em parceria com fabricante de lâmpada e uma rede de lojas.

Por exemplo, na questão da iluminação: não basta apenas alterar o sistema de iluminação (tipo de lâmpada, etc). É necessário instalá-las adequadamente seguindo medidas, temperatura de cor, fatores fotométricos adequados para a situação e isso calculados de forma específica para cada ambiente.

Os estudos, pesquisas e produtos para iluminação em provadores, estão tão avançados que já nos permitem ter sistemas que adaptam a iluminação destes ambientes às estações do ano. Se você quer ver como aquele vestido ficará em plena primavera, é só apertar um comando que a iluminação do provador alterará para esta condição.

O que estes produtos querem fazer não é nada mais que aumentar a experiência de compras: este é um dos diferenciais que um provador extraordinário deve proporcionar ao consumidor! Além de incentivar o consumo, irá fidelizar o cliente à marca. E olha que a iluminação é apenas um dos vários detalhes a serem pensados em conjunto.

Não podemos pensar no provador de forma isolada de todo o ambiente da loja. Ele tem que ter a mesma atmosfera que a loja e ser um comunicador da marca. Podemos explorar um pequeno espaço antes dos provadores com poltronas ou sofás, sistema de entretenimento, para que o acompanhante fique a vontade enquanto aguarda. Saiba que, quanto mais o cliente permanecer em sua loja, maior o sucesso de vendas.

Foto: Jessika Martins Bona, Anthropologie, Londres 2016
Foto: Jessika Martins Bona, Anthropologie, Londres 2016

Como comunicador, além de uma boa experiência com iluminação correta, ergonomia, decoração e ambientação, esta é uma boa hora de conversar com seu cliente, dando algo. Pode ser uma dica de moda que tenha relação com algum produto que você vende ou que seja uma tendência, uma frase divertida para deixar o dia do cliente mais divertido ou alguma curiosidade.

Foto: Jessika Martins Bona, Shopping Pátio Higienópolis, SP 2016
Foto: Jessika Martins Bona, Shopping Pátio Higienópolis, SP 2016

Outro aspecto importante que você precisa perceber para dar mais importância ao ambiente do provador da sua loja, e transformá-lo em um provador extraordinário, é o fato de que você estará combatendo a concorrência dos e-commerce, concorrentes estes que estão ganhando espaço a cada dia no gosto dos brasileiros na hora de adquirir roupa, calçados ou acessórios, devido sua evolução na interação com o consumidor. A compra via web não proporciona uma experiência real de compras como os provadores, caso estes estejam pensados adequadamente pelos Designers de Interiores.

E como está o provador da sua loja?

* Pesquisa realizada pela consultoria de varejo ENVISION RETAIL LTD, mediante observação de 8.000 clientes de lojas da INGLATERRA

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