O que acontece na sua boca enquanto você dorme

0
89

O que acontece na sua boca enquanto você dorme

Alguma vez você já notou que acordou em posição diferente da que estava quando adormeceu? Preste atenção e repare em quantas coisas acontecem com você enquanto dorme, inclusive dentro da sua boca.

Normalmente acordamos com mau-hálito. Isso ocorre porque, enquanto dormimos, a produção de saliva diminui, a boca fica mais seca e facilita a proliferação de bactérias bucais.

A Dra. Emanuele Piccinin salienta que: “antes de dormir é necessário passar bem o fio dental e usar um enxaguante bucal adequado para que realmente as bactérias não se proliferem e seja possível uma melhor adaptação do fluxo salivar, para evitar que o mau-hálito seja muito maior ao acordar”.

É durante o sono que ocorre também o bruxismo, caracterizado pelo ranger ou aperto exagerado dos dentes, fazendo com que a pessoa acorde com dores de cabeça ou na região da mandíbula, apresente desgaste e aumento de sensibilidade nos dentes.

Em algumas pessoas o hábito de ranger ou pressionar os dentes se prolonga durante todo o dia e, em casos mais graves, o bruxismo é capaz de afrouxar os dentes e até mesmo fraturá-los.  Além disso, pode trazer problemas que envolvam a articulação de mandíbula.

Causas e tratamentos

O bruxismo pode ter muitas causas, mas normalmente ele é decorrente de quadros de ansiedade ou estresse e, por esse, motivo os tratamentos estão associados a outras atividades do cotidiano que possam aliviar a tensão do dia a dia, como a prática de exercícios físicos e outras atividades que dão prazer ao indivíduo.

Outra forma de evitar os danos causados pelo bruxismo é o uso de protetores bucais, que são placas de acrílico moldadas de acordo com a mordida de cada paciente. A placa é encaixada nos dentes superiores ou inferiores, e evita o atrito entre eles.

Também na forma de placas de acrílico, existem os aparelhos intraorais que são compostos por duas placas acopladas que encaixam nos dentes superiores e inferiores e, dessa forma, são capazes de realizar a protrusão de mandíbula, ou seja, posicionam toda a estrutura bucal mais para frente, aumentando o calibre da passagem de ar, evitando o ronco ou a apneia do sono.

Quando dormimos precisamos descansar e aproveitar esse momento para recarregar as energias e estaremos dispostos para viver a vida da melhor forma possível. Cuide de sua saúde bucal e garante um sono tranquilo e renovador!

faceart

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here