O que é ser organizado afinal.

1
85

Hoje em dia o tema organização está muito em alta, o que não faltam são matérias nos instruindo sobre organização de armários e gavetas, organização da rotina e do trabalho doméstico, organização no local de trabalho, organização financeira. Sim, se pararmos para observar a organização é uma constante no nosso dia, sem um mínimo de organização diária nada acontecerá no prazo planejado ou o resultado não será o esperado.

Estudos mostram e comprovam que viver em um ambiente desorganizado causa sérios danos a nossa saúde, mas dificilmente percebemos, as causas mais comuns são:

  • Ansiedade e angústia, devido ao volume de objetos ou papeis ao nosso redor, acreditamos que enquanto não finalizamos as tarefas do dia aquele acumulo de coisas ficarão ali como se fossem alarmes nos dizendo “olha quanto assunto você precisa resolver”;
  • Frustrações e estresse, pois não conseguimos concluir as tarefas no prazo desejado;
  • Raiva, devido à quantidade de tarefas acumuladas ou adiadas;
  • Alguns casos extremos refletem em: Distúrbio do Déficit de Atenção, Hiperatividade, Fadiga Crônica e Esclerose Múltipla.

Mas quais são as vantagens em se tornar organizado?

Organização traz principalmente segurança, equilíbrio e um melhor aproveitamento do tempo, refletindo em uma maior produtividade na vida como um todo. Quando criamos o hábito de nos organizar, a sensação diária de bem-estar é a nossa recompensa.

Mas antes de pensar em organizar sua mesa ou suas gavetas, oriento que você inicie uma organização interna, entenda, a desorganização externa nada mais é que o reflexo da nossa desorganização interna.

Nosso dia é composto por várias pequenas decisões, desde o momento que acordamos até o momento que nos recolhemos a noite, você já percebeu quantas decisões tomamos? Tomo café primeiro ou tomo banho primeiro? Coloco saia ou vestido hoje? Vou agora ou espero mais 5 minutos? Pode até parecer que não, mas estas frações de segundo utilizados para nossas decisões somam um grande período no final do dia. Planejar ou organizar nosso dia ou nossa semana tornam algumas decisões automáticas. 

Para ajudá-lo a iniciar o planejamento ou a organização dos seus próximos dias, convido você a fazer as seguintes reflexões:

  1. Hoje eu tenho um propósito de vida?
  2. Este propósito está alinhado aos meus valores?
  3. Quais são meus planos de curto, médio e longo prazo?

Estas três simples questões o ajudarão a entender quais são as suas reais necessidades diárias e seu planejamento passará a ser desenhado em função do alcance destas metas, será mais fácil tomar decisões, priorizar o que realmente te ajudará a evoluir, dizer não ao que não lhe acrescenta em nada ou, simplesmente focar no que realmente importa.

Ser organizado é saber onde queremos chegar e quais resultados queremos alcançar, o que acontece a nossa volta se adequará ao nosso modelo e pequenas tarefas que antes tomavam muito o nosso tempo passarão a não existir mais. Alguns objetos não farão mais sentido e você poderá descarta-los da sua vida, acredite, menos objetos significa menos para escolher, menos para limpar, menos para guardar, resumindo: menos decisões.

São pequenas atitudes diárias que o ajudarão a iniciar o seu habito de ser organizado.

Gratidão é uma ótima semana com muito equilíbrio e bem-estar.

 

Minha missão é proporcionar mais equilíbrio e resultados na sua vida pessoal e profissional através da organização.”

 

logoValquiria Dafre

Consultora em Organização especializada em organização corporativa.
www.valquiriadafre.com.br
Email: contato@valquiriadafre.com.br

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here