Os benefícios do Coaching para o empreendedorismo

0
70
Foto: Pixabay - Geralt

Você sabia que 71% das pessoas desperdiçam o seu talento e energia em empregos nos quais elas não se sentem realizadas? E você sabia que o 3° maior sonho do brasileiro é ter o seu próprio negócio?

Então, o que falta para você realizar esse sonho de empreender?

De acordo com alguns autores ser empreendedor é:

“Empreendedor não deve ter sonho, tem que ter meta. Ele não é um cara que briga, faz negócios. Brigar é coisa de namorados.” – Abílio Diniz, Grupo Pão de Açúcar:

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos”. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história… Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? “Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.” – Augusto Cury.

Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões – Filion, 1999, p.19.

Encare o empreendedorismo como um processo de busca de oportunidades

O ato de empreender significa mudar as condições vigentes em um determinado ambiente, utilizando novos recursos ou os recursos disponíveis de novas maneiras.

Além disso, o empreendedorismo é fundamental para a geração de empregos e renda dentro de um país. Por meio dele, o crescimento econômico, a diversificação de negócios e a melhoria das condições de vida da população são, de um modo geral, aprimoradas.

Mesmo as grandes empresas de sucesso, começaram com uma combinação mais simples do que se imagina, com alguém que conseguiu traduzir suas habilidades, interesses e conhecimento para algo útil para o ser humano, quando você compreende o empreendedorismo como um processo de busca de oportunidade, você percebe que está em suas mãos conectar aquilo que sabe, gosta e quer fazer como uma solução para as necessidades.

Sabemos que para se atingir o sucesso no mundo dos negócios, é preciso lidar com habilidades específicas para reagir de forma positiva às mudanças do mercado, cenário econômico e até mesmo comportamento dos consumidores.

Os benefícios do coaching para empreendedores estão:

Em transformar as situações do cotidiano corporativo em vantagens, extraindo sempre o máximo de potencial dos envolvidos. Ele dá às empresas uma nova perspectiva de mercado, mais sólida e adequada para enfrentar mudanças, e também contribui para a consolidação dos líderes – natos ou não -, ampliando sua competitividade.

As conquistas têm efeito duradouro e formam uma cadeia crescente de benefícios, pois cada líder treinado é uma fonte de conhecimento para os colaboradores.

O coaching para empreendedores é um processo assistido de autoconhecimento que leva o empresário a conhecer melhor suas forças e a tirar proveito delas em prol de seus negócios. No qual, visa justamente despertar e aprimorar essas habilidades, de forma a capacitar o empresário a identificar essas mudanças e o surgimento de novas oportunidades, transformando-as em resultados para o negócio.

É por isso que cada vez mais o trabalho de coaching passa a estar presente nas etapas de planejamento e preparação de novos negócios. A formatação do projeto é importante, mas igualmente importante é a preparação das pessoas envolvidas, se tornando também um instrumento de auxílio na hora de identificar falhas no negócio e melhorar sua eficiência.

Um empreendedor tem que ter asas para sonhar, para voar e para realizar os seus sonhos, se tornar empreendedores da sua própria vida, ter muita disciplina e acreditar em si mesmo, quando todos os chamarem de louco, aí você está no caminho certo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here