Outubro Rosa – Alimentos que combatem e previnem o câncer

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Neste mês cor de rosa levanta-se a bandeira para prevenção do câncer de mama, e, um dos fatores primordiais no tocante à prevenção desta ou de qualquer doença, está na adequada alimentação! Sendo assim, gostaria de lhes sugerir alguns alimentos que podem ser incluídos em sua dieta, sem maiores dificuldades, já que são simples e facilmente encontrados. Eles não só ajudarão sua alimentação especificamente neste mês, mas, lembrá-los-á que precisamos ter consciência alimentar e fazer da alimentação saudável um habito de vida. Vamos lá?

  1. Alimentos do Grupo dos Crucíferos!

Queridas leitoras, não precisam se assustar, pois o nome é diferente mesmo, porém, você os encontrará em qualquer frutaria ou casa de verduras perto de sua casa. Os alimentos que fazem parte deste grupo são: Brócolis, Couve-Flor, Repolho, Nabo, Couve-de-Bruxelas, Mostarda, Rúcula, Couve. Eles são ricos em sulforafano, uma substância comprovadamente anticancerígena; como o grupo destes alimentos é vasto, podemos tê-los à mesa todos os dias, em suas mais diversas variedades. Quanto ao modo de prepara-los, fica ao seu critério, já que as possíveis receitas com esse grupo de alimentos é enorme! E lembre-se do suco verde (o famoso Detox), o qual pode ser preparado com qualquer um dos alimentos deste grupo. Os efeitos dele são extremamente benéficos à saúde.

  1. Frutas Vermelhas

E lá vamos nós com mais nomes difíceis! Este grupo de alimentos possui fontes riquíssimas de antocianinas, substâncias que têm a função de retardar o crescimento de células pré-malignas, além de evitar a formação de novos vasos sanguíneos para tais células, os quais poderiam alimentar um possível tumor.

Não é maravilhoso comer lindos e vermelhos morangos; ameixas ou ainda amoras? Ou então saborear aquela melancia suculenta e geladinha sabendo que sua saúde agradece?

  1. Alho

Fala a verdade, você consome alho todos os dias no preparo dos alimentos, mas talvez não saiba do aspecto funcional desse alimento. Rico em alicina, o alho tem um efeito antioxidante importante na prevenção aos danos às células e até ao DNA, impedindo a predisposição ao aparecimento de tumores. Além disso, o alho é também antifúngico e antibiótico, atuando na prevenção de diversas doenças.

Ele pode ser usado nas mais diversas receitas, contudo, o melhor é consumi-lo cru, pois isso aumenta o potencial de suas benesses. É isso mesmo querida leitora, cru! Mas, como sou uma “nutriamiga”, vou te dar uma dica muito bacana que vai ajuda-la a colocar esse alimento poderoso no seu dia-a-dia, sem o incômodo do cheiro forte ou até do bafo de onça…

 

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Utilize 3 dentes médios de alho ou mais, dependendo do quanto queira consumir. Descasque-os, amasse-os e coloque tudo dentro de uma garrafa com azeite de oliva; na garrafa mesmo. Porém, coloque-os quando a garrafa estiver mais ou menos pela metade, pois isso impedirá que o alho se estrague por ficar muito tempo lá, sem ser consumido. E aí é só utilizar para finalizar pratos, ou no tempero de saladas. Aproveite!

 

Silvia Regina Rocha Mattos
Nutricionista Clinica Funcional

E-mail: silrocha@hotmail.com

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