Pão Nosso de Cada Dia… 8 de julho Dia do Padeiro

0
343

Historiadores afirmam que o pão surgiu na Antiga Mesopotâmia junto com o surgimento do cultivo do trigo. Então junto com o pão também surgiu a função de padeiro.

Hoje, o pão é o alimento mais consumido do mundo por todas as nações.

Atualmente o Dia Mundial do Padeiro é comemorado 8 de julho por ser aniversário da Santa Isabel de Portugal, padroeira desta categoria profissional.

Reza a lenda que em 1333, em Portugal, houve uma crise terrível que gerou fome em toda a população.

Naquela época o rei era Dom Diniz, um homem rígido, casado com Isabel, uma rainha católica fervorosa e com fama de ter poderes sobrenaturais. Então, para aliviar a fome do povo, ela empenhou suas joias e comprou pão, de todos os lugares do mundo para distribuir aos pobres. Um dia Isabel estava distribuindo pão ao povo, em público. De repente o rei desconfiou que havia algo estranho e aproximou- se de sua esposa. A mulher, ao perceber que seria surpreendida, escondeu os pães no regaço.

Desta maneira seu marido perguntou:
– Mulher, o que esconde aí?

Isabel falou:
– Guardo rosas no regaço.

O homem indagou:
– Rosas em janeiro?
– Isto eu quero ver!

Quando Isabel abriu os braços, lindas e perfumadas rosas caíram ao chão.

O rei Diniz ficou emocionado e beijou as mãos da esposa. Então o povo começou a gritar:
– Milagre!
– Milagre!

Reza a lenda que após isto Isabel pediu para que sua cozinheira ensinasse a sua pessoa a fazer pães. A partir daquele dia, ela passou a cozinhar pães com suas próprias mãos para distribuir aos pobres. Quando a crise passou, esta rainha continuou com a mesma atitude de caridade. Depois ela condecorou todos os padeiros da região. Assim Isabel ficou conhecida como a Rainha do Pão e Madrinha dos Padeiros.

Toda a pessoa compra seu pão em uma padaria de preferência. A boa empreendedora deve aproveitar a chegada, desta data, para estimular seus fregueses a presentearem os padeiros.

Ela pode incentivar esta atitude decorando seu ambiente, de trabalho, com desenhos de pães com padeiros e espalhando frases em seu comércio físico, ou, virtual, como:

“ – 8 de julho é Dia do Padeiro, por isto presenteie quem faz o seu pão do dia a dia.”
“ – Você não comeria pão com o suor do seu rosto senão fosse o padeiro. 8 de julho é dia dele, por isto dê uma lembrança a este profissional.”

O Pão Nosso de Cada Dia nos preparai hoje!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here