A parte principal de uma empresa são as pessoas.

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Uma empresa pode ter o a melhor tecnologia, melhores preços, linhas exclusivas, porém colocar tudo a perder com pessoal inadequado.

A parte principal de uma empresa são as pessoas, ou seja, os colaboradores.

Antes de qualquer salário, benéfico, você precisa falar de pessoas, você precisa oferecer a elas uma causa. A causa é tão importante quanto a missão da empresa, é uma razão para o seu colaborador estar ali e trabalhar entre 8 horas por dia satisfeito e confiando na sua organização. A causa depende das atitudes do dono, participação dos colaboradores nas decisões e estratégias da empresa e, fundamentalmente, nos lucros. Ela pode ser manifestada da seguinte forma: Eu tenho este objetivo que compartilho com vocês. Se formos juntos e ganharmos, vocês também terão parte destes ganhos”.

Importante não é só vestir a camisa e sim acreditar nas ideias também, é uma convocação que depende da sua própria crença como empresária para motivar sua equipe.

A sua equipe vai alcançar o melhor resultado se você atentar para a alguns pontos:

  • Escutar com atenção seus colaboradores/ Reserve alguns minutos do seu tempo para conversar com cada um.
  • Pratique a empatia sem paternalismo;
  • Seja transparente;
  • Envolva-os nas decisões e nos resultados;
  • Cumpra suas promessas;
  • Desestimule fofocas;
  • Não manifestar preferência.
  • Importante treinar sua equipe por meio de um plano de necessidades e não por oportunidades;

O importante é fazer isso de forma sistemática, pois funciona como alívio de pressões, assim como também abre espaços para o diálogo com a equipe.

A equipe de vendedores deve funcionar como uma orquestra. Se alguém desafinar, coloca em risco todo o concerto. É importante que você procure enfatizar o trabalho do grupo e as relações saudáveis entre seus componentes. É preciso que os colaboradores percebam a força do grupo e a segurança de trabalhar com os colegas. Quando colaborador mostra satisfação de trabalho facilmente percebido pela clientela.

As equipes são formadas por pessoas. São elas que estarão em contato com o cliente. Assim, é importante que você procure selecionar as melhores do mercado dentro do ramo que você trabalha. Bons colaboradores fazem a diferença sem dúvida. Pesquisas realizadas no ramo do varejo indicam que funcionários adequados, treinados e motivados podem alcançar vendas diárias 20% superiores às médias, dependendo dos produtos.

Em uma época em que a tecnologia pode ser comprada ou copiada, em que preço e qualidade são pontos de partida, o que vai diferenciar o seu negócio são as pessoas. Pense que, em última análise, quem estará à frente do seu cliente representando seu investimento são pessoas e, portanto, você deve cuidar para que elas sejam a sua extensão, preservando sua personalidade e talentos.

16 COMENTÁRIOS

  1. Excelente contribuição, Charmoniks. O empreendedor precisa saber se relacionar com os colaboradores da empresa, isso faz toda a diferença!

  2. Se os gestores tivessem essa visão, haveria funcionários mais dedicados, felizes e empresas mais lucrativas. Ambiente saudável traz sucesso sem esforço. Parabéns pela matéria.

  3. Parabéns pela matéria, gestão de pessoas é fundamental em uma organização, e os pontos citados na matéria são cruciais para manter uma equipe engajada.

    • Olá Angela, falar sobre pessoas é muito prazeroso, muito obrigada pelo seu comentário fico muito feliz que tenha gostado.

  4. Excelente matéria Charmoniks! A mais pura verdade! São as pessoas que fazem total diferença em qualquer negócio hoje em dia! Saber ouvir, saber entender e estar próximos dos colaboradores é o grande ponto de partida de qualquer empreendimento.
    Parabéns e muito sucesso!

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