Plano de Crescimento influencia no futuro da sua empresa.

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Nos últimos tempos, tenho notado que o índice de Empreendedores no Brasil teve um aumento significante, sendo 48% mulheres e 52% homens investindo em um negócio próprio, e fugindo da famosa CLT.

Mas nem todos se atentam ao plano de crescimento, que é, no final das contas, um plano de negócios. Ele é a peça chave para o seu sucesso, pois traz todas as informações sobre a empresa, divididas em seções e detalhadas ao extremo.

Ao fazê-lo, é certo que o empreendedor ampliará o nível de conhecimento que tem do próprio negócio – é um exercício necessário para compreender melhor o que se tem e para onde se vai. Quando se elabora um plano, descobrimos nossos pontos fortes e fracos., se estamos vulneráveis perante o mercado, ou se estamos preparados para competir com os nossos concorrentes.

Na internet existem inúmeros modelos para o desenvolvimento de um plano de negócios que podem ser facilmente encontrados. A diferença entre um plano e o outro é o nível de detalhamento de cada item que depende do tipo de empresa e o publico alvo a quem o plano se destina.

Neste processo o apoio de “Consultores Empresariais” pode lhe ajudar a definir esse foco – e descobrir, levantar e relatar informações imparciais e objetivas para o empreendedor, ajudando o mesmo em seu crescimento no inicio da sua empresa ou até mesmo assessorando empresas que já existem no mercado por algum tempo, mas não estão engajadas e estruturadas adequadamente, deixando de obter o almejado retorno nos negócios. As Empresas de Consultoria possuem toda esta expertise, que fara toda a diferença na mudança comportamental e estratégica deste Empreendedor.

De acordo com o Mercado Atual, é preciso descrever minuciosamente o objetivo da empresa e seus propósitos dentro do setor em que atua – qual a sua dimensão, quanto deve crescer, quem são os concorrentes e como atuam, quem são os clientes e como compram e quais são as barreiras. É importante que todas as informações sejam embasadas em fontes fidedignas – e creditadas a elas. Assim, não se passa a impressão de que foram simplesmente criadas do nada, uma vez que o seu “Cliente Empreendedor” poderá checá-las.

Quando criamos uma empresa, é importante termos um descritivo detalhado do negócio, com um panorama completo sobre sua natureza e seus diferenciais competitivos perante ao mercado; pois dependendo do ramo de atividade existem duas vertentes e nesta hora que o “candidato a empresário” precisa avaliar e analisar que caminho irá seguir.

 Podemos citar como exemplo uma loja de roupas e acessórios femininos, pois existe tanto a loja física quanto um portal de comércio eletrônico. Uma vez que a empresa opta pelo E-commerce as estratégias são totalmente diferentes do marketing usado em uma loja física. E isso se aplica em todas as áreas e segmentos de mercado que o empresário pretende atuar, seja prestação de serviços, indústria ou comércio. Criar e provar, as vantagens que a empresa tem de fato em relação aos concorrentes – a capilaridade que permite atender o seu público com mais rapidez, analisando fatos logísticos, o produto inovador que vai ao encontro da necessidade do mercado, decidindo seu sucesso ou o seu fracasso.

Os Produtos e Serviços detalham exatamente o que ela venda, e de que forma exatamente chegara até o cliente atendendo às necessidades do atual consumidor exigente que o mercado nos apresenta neste momento.

Se não tivermos um estudo detalhado, um plano de negócio e crescimento muito bem planejado, a mortalidade nos primeiros 05 anos é certa.

Enfim existem muitas outras questões neste processo de abertura e crescimento de uma empresa, que necessita de um tópico especifico para cada tema, seja direitos autorais, marcas e patentes, legislação, inteligência de mercado, capital de giro, capitação de recursos, etc..

O apoio de Consultores lhe ajudará na tomada de decisões, reunindo informações sólidas e muito bem fundamentadas, que reflitam a realidade da empresa e do mercado, para fundamentar o plano de negócios.

A transparência em suas ações, a solidez justificara por que uma empresa tem mais sucesso e outra, não. Aos olhos do mercado isso faz diferença na hora de escolhermos um ou outro produto ou serviço.

 

Alessandra Batista

Proprietária da ABT Consultoria Empresarial,
Ex Consultora do Sebrae, com experiência em atendimento às MPE´s e Empreendedores individuais.
E-mail Contato: Allessandrabt@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ABTCONSULTORIA/

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Alessandra Batista
Consultora e Especialista em Novos Negócios, Palestrante e Treinadora de equipes. Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior, especialização em Gestão Empresarial pela Fatec-SP. Experiência em Análise Comportamental, Coach de Carreira e Negócios. Possui cursos diversos voltados a Competitividade e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Escola de Negócios SEBRAE. Após atuar por vários anos em multinacionais liderando processos e equipes no exterior, construiu carreira dentro do SEBRAE SP, desenvolvendo projetos governamentais, melhoria da competitividade e desenvolvimento territorial, voltado ao público empreendedor e as MPE´s. Hoje, assessora profissionais e empresas a construírem e fortalecerem seus negócios por meio de posicionamento estratégico para alcançarem sucesso na carreira profissional ou como Empreendedor. Recentemente agregou outra atividade como “Mentora de Projetos” da Prefeitura de Guarulhos Baseada em conhecimentos de consultoria empresarial, técnicas e ferramentas de Coaching e Análise de Perfil, desenvolve a alta performance em negócios e mentoring.

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