Por que é tão difícil manter a atenção durante a leitura, estudo ou no trabalho?

7
135

Na grande maioria das vezes, estamos mergulhados em pensamentos que ocupam toda a nossa atenção e dificultam a execução da tarefa desejada. Esse é principal motivo que nos conduz a dificuldade de manter a atenção.

Como se explica essa dificuldade de manter o foco? Você certamente já se fez essa pergunta. A neurociência vem fazendo grandes descobertas e hoje temos uma possível resposta. O Cérebro só executa um comando por vez, essa é a afirmação da neurocientista Dra Suzana Herculano-Houzel.

Exemplo Cotidiano

Imagine que na sua frente existem duas telas de televisão:

Tela Um

Na primeira  você assiste um filme de atividades cotidianas (pode ser seu livro, trabalho ou conteúdo escolar);

 

Tela Dois

Um super telão cheio de monitores com assuntos superinteressantes, romance, aventura, viagens, brigas, medos, redes sociais, uma diversidade incrível de assuntos (seus pensamentos criando uma diversidade incrível de conteúdos.

E você, no meio dessa confusão tentando estudar ou fazer uma atividade no trabalho.

Lembre: UMA ATIVIDADE POR VEZ!  Então, enquanto você assiste aos filmes criados ou revividos em seus pensamentos, não há como registrar as informações do livro ou trabalho. Com uma tela cheia de outras informações a nossa primeira tela fica desinteressante. Você precisa assistir a tela Um, mas a Dois é mais atraente e como o nosso cérebro detesta monotonia e adora novidades, qualquer atividade que for mais interessante do que o conteúdo apresentado fará você desviar a atenção.

E as mulheres ou as pessoas que dizem ser capaz de fazer várias ações ao mesmo tempo?

Elas também executam uma atividade por vez. O diferencial é a velocidade desenvolvida para alternar as atividades. A doutora Suzana usa o exemplo do livro e da televisão. Em uma entrevista ao Jornal da Noite (Rede Globo), Série: Cérebro – Máquina de Aprender, ela diz: “Seus olhos podem continuar se movendo na página, mas ou você registra o texto que está ai, na frente dos seus olhos ou você registra o texto que está ouvindo na televisão. As duas coisas ao mesmo tempo não acontecem, o que a gente consegue fazer é alternar entre duas coisa”.

Mundo Real  x  Mundo Noérgico

Outra informação importante para entender a dificuldade de manter a atenção, é que o cérebro não tem discernimento entre o conceito de Mundo Eletromagnético e Mundo Noérgico.

Mundo Eletromagnético – É o conceito que conhecemos como mundo real, palpável, físico. Um exemplo de informação eletromagnética: Você tem uma barra de chocolate, põe na boca, sente a sua cremosidade e o sabor,  sua boca enche d’água. Seu cérebro aciona o mecanismo fisiológico responsável por produzir as substâncias que fazem salivar e todo o aparelho digestório se preparar para receber o alimento que estava presente fisicamente.

Mundo  Noérgico – É o mundo criado por nossos pensamentos, lembranças, imaginação. No exemplo da  informação noérgica: imagine uma barra de chocolate, pedaços na sua boca, sinta sua cremosidade, sabor e sua boca enche de água. Seu cérebro aciona um o mecanismo fisiológico responsável por produzir as substâncias que fazem a boca salivar e todo o aparelho digestório se preparar para receber o alimento que não está presente fisicamente.

Não há diferença, para o cérebro, se o comando usado para acionar a produção de substâncias responsáveis por fazer a digestão é eletromagnética ou noérgica.

Técnica para Melhorar

Para conseguir manter a atenção na “Teve Um” com o cotidiano, ou seja, no seu livro ou trabalho, é necessário praticar um exercício chamado Alfanoergia. Ele exige da pessoa treino prévio, não é meditação. Apesar de parecer exercício de meditação tem dois objetivos claros:

  1. Ensinar você a olhar pensamento;
  2. Ensinar seu cérebro a obedecer ordens.

Você terá que treinar por três minutos no mínimo 2 vezes ao dia até o exercício entrar em piloto automático.

Como treinar: Fique em uma posição confortável. Feche os olhos e observe sua respiração, ar entrando, ar saindo. O objetivo é usar a observação da respiração com um “neutro” que será substituído, quando treinado, pela atividade que pretendia como ler, estudar ou trabalhar. Durante a observação da respiração seu cérebro trará outras informações, lembranças e outras distrações. Você precisa observar esses pensamentos e criar um comando: “Agora não!! Estou praticando Alfanoergia”. Imagine um cesto onde serão colocados os pensamentos e volte a observar a respiração. No início você terá que repetir o comando várias vezes. Depois de quinze dias treinando corretamente há diminuição do fluxo de pensamentos que interferem no exercício de respiração.

Não é fácil!! Nos primeiros dias o fluxo de pensamentos é intenso, mas ao repetir o comando, a informação vai entrar em piloto automático facilitando o treinamento.

Treine e me conte como os resultados. Lembre-se que é  treinamento.

7 COMENTÁRIOS

  1. O artigo descrito aqui pela Personal Mind Trainer: Sônia Mara Cipriani Misato, traz a luz do mundo uma mudança de Paradigma na forma como conhecemos o funcionamento do Pensamento no nosso Cérebro. Por ser tão importante quanto a teoria heliocêntrica, que sustentou que a Terra girava em torno do Sol, a Noergologia vem apresentar a importância do Pensamento Noérgico, como a energia do Pensamento criativo.
    É sabido que utilizamos muito pouco dos poderes no nosso Cérebro, e é justamente através das técnicas descritas pela Sônia neste artigo, que começamos a entender como podemos ampliar esta capacidade a favor do progresso individual e coletivo no nosso planeta.

    • Obrigada Vili. Este é um novo olhar, uma nova base para pesquisas e um novo caminho para as pessoas que buscam soluções. Precisamos treinar nossos pensamentos da mesma forma que treinamos os músculos. Abs

  2. Achei muito interessante este artigo, realmente exercitamos muito pouco a nossa mente, vou começar a treinar como como explica a Sônia.

  3. Adorei o artigo. Numa época em que tantas pessoas apresentam déficit de atenção, a prática da alfanoergia poderia beneficiar muita gente. Vou praticar!!!

  4. Adorei a explicação sobre o mundo eletromagnético e o mundo noérgico! Realmente a descrição do sorvete me fez salivar como se tivesse prestes a saboreá-lo! Impressionante o poder do pensamento sobre nosso corpo! Existe alguma outra forma de treinar o pensamento, além de melhorar a concentração na leitura? Você imagina que possam ser alcançados ganhos em outras áreas, como por exemplo a empresarial? Existe como treinar o cérebro para superar comportamentos? Gostaria imensamente de saber mais a respeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here