Postura ergonômica correta no trabalho

0
282
Foto-smarh-qvt

Manter a Postura correta durante o dia depende de vários fatores como força muscular, ambiente e modo de trabalho, estresse, etc..

Para sentirmos e mantermos uma Postura correta, independente de trabalharmos sentados ou em pé, precisamos manter a coluna ereta respeitando suas curvaturas naturais (curvatura da lombar, da torácica e da cervical), deixar ombros abaixados e para trás, abdômen contraído para auxiliar os músculos das costas na sustentação da coluna, e pescoço alongado para não comprimir a coluna cervical. Durante as atividades do dia a dia é natural que relaxemos a postura, levando a cabeça e ombros para frente e alongando a coluna lombar, especialmente quando sentados. Uma boa maneira de alinhar a postura durante o dia é inspirar profundamente abrindo o peitoral, alinhando a coluna e deixando ela reta, levar os ombros para trás e para baixo e alongar o pescoço levando a cabeça para cima com o queixo um pouco abaixado.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Ocupacional Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho, “a NR17 – Ergonomia estabelece os parâmetros da ergonomia que permitem a adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores em suas atividades diárias. O objetivo é proporcionar o máximo de conforto e segurança para um desempenho eficiente dos trabalhadores em suas jornadas de trabalho, incluindo aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e condições ambientais do posto de trabalho, além da organização das atividades”. Cada trabalho, especialmente os sentados, devem ter adaptações para que o trabalhador consiga realizar seu trabalho mantendo a postura correta, evitando dores e problemas posturais que possam levá-lo a faltas e problemas graves como hérnias de disco, lombalgias, problemas articulares e dores musculares fortes. Durante a jornada de trabalho, por motivos de stress e cansaço, o trabalhador não consegue manter a postura correta. Por essas razoes, empresas proporcionam alongamentos e atividades diferentes através da Ginástica Laboral com Educadores Físicos e Fisioterapeutas especializados na área. São poucos minutos da jornada de trabalho que evitam muitos problemas para a empresa como faltas e menos rendimento do trabalhador.

 

gisnastica-laboral

Trabalhadores que passam a maior parte do tempo sentados em sua jornada de trabalho devem manter sua postura correta como exemplifica a foto a baixo, e como todos os outros, realizar a Ginástica Laboral oferecida pela empresa.

 

errado-e-certo

 

Mantendo nossa atividade física em dia, de 2 a 3 vezes na semana, todos devemos procurar fortalecer sempre abdômen e músculos das costas, pois são essenciais para auxiliar a coluna vertebral em suas funções, assim como realizar alongamentos específicos para esses músculos. Músculos alongados evitam compressões articulares e desvios da coluna! Nosso corpo é formado por ossos e articulações que dependem diretamente da nossa musculatura, de sua força e mobilidade, para trabalharem corretamente. Depende de nós manter uma musculatura forte e saudável! Uhuuuuuu vamos melhorar sempre e evitar doenças e remédios!

 

  • Créditos imagem destaque: Fotos SMARH – qvt-foto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here