Prepare sua empresa para ser grande – Mas o que é fazer um negócio crescer?

0
113

Recentemente fiz uma pesquisa com um grupo de empreendedoras para validar um novo projeto que estou desenhando. Duzentas empresárias, proprietárias de pequenos e médios negócios, responderam a um questionário sobre seus sonhos, projetos e desafios.
Bom, o que trago hoje como tema, é justamente um dos achados desta minha pesquisa para dividir com vocês.
Identifiquei que o maior desejo das empreendedoras entrevistadas é “fazer seu negócio crescer”. OK, isso parece óbvio, né?! Mas o que é “fazer um negócio crescer” para as empresárias entrevistadas? É atingir um nível de maturidade que permita à empreendedora sair do operacional e atuar em nível estratégico. Parar de se preocupar de maneira desgastante com os pequenos processos operacionais, dedicando-se à gestão do negócio de maneira mais organizada e tranquila.

Você empreendedora, se identificou com esse desejo também?

O grande problema está justamente em acreditar que atuar no nível estratégico é um sonho futuro. Não é! Você não organiza o negócio para que possa ter tempo e tranquilidade para pensar na estratégia. Você forma uma mentalidade estratégica para que possa dia a dia ir construindo esse alicerce. Primeiro você se torna alguém que pensa estrategicamente e assim consegue construir a estrutura para delegar a parte operacional. Você e sua empresa irão para onde o seu foco está. Tenha sempre isso em mente. O foco no aqui e agora lhe manterá estagnado no mesmo lugar.

A capacidade estratégica é uma habilidade essencial a todo empreendedor, eu diria a mais importante. É ela que garante a sustentabilidade e rentabilidade do negócio em longo prazo, mesmo em tempos de crise. Não é de se estranhar que os negócios que vão mais longe são aqueles cujos empreendedores são conhecidos como visionários. O foco do empresário e o principal investimento do negócio sempre estão na visão estratégica, não no aqui e agora, nas urgências do negócio.
Isso não quer dizer que as urgências do dia a dia não devam ser solucionadas de maneira rápida. Elas devem! Entretanto, o empreendedor com visão não deixa de focar em longo prazo ao resolver os problemas do agora. Não se perde em meio às tarefas cotidianas.

Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo. Miyamoto Musashi

O foco na visão somado a uma mentalidade estratégica é o que coloca o empreendedor em um estado de recursos no momento presente imprescindível para construir o resultado que deseja amanhã. Nenhuma empresa faz sucesso do dia pra noite, nem quebra desta forma. O sucesso ou fracasso são construídos ao longo do tempo com as decisões e escolhas do dia a dia.
Se suas decisões e investimentos do dia a dia se dão de maneira aleatória, baseadas no que você sente como bom ou ruim naquele momento e para aquele momento, as chances de alcançar um sucesso sustentável são muito pequenas. Mas se suas decisões estão ancoradas na sua visão de futuro, se elas estão alinhadas ao que você pretende conquistar, o sucesso é só uma questão de tempo.

A questão é: Quais decisões você tem tomado hoje, que a levarão alcançar o futuro que você deseja para o seu negócio? A sua mentalidade te empodera a tomar as decisões certas, e agir nessa direção? Acredite, o crescimento da sua empresa está diretamente ligado à resposta que você dará ao longo do tempo a essas duas perguntas.

Até a próxima matéria, um grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here