Primeiro de Outubro, Dia do Idoso.

0
13
Idosos

Idoso: O Guardião de Sabedoria e Tradições da Nossa Sociedade.

Define-se idoso como a pessoa que possui idade igual ou maior do que sessenta anos.

Mas a palavra “idoso” vai além desta definição.

Pois os anciões possuem experiência, sabedoria, tradições e conhecimentos essenciais que estão sendo sufocados por nossa sociedade atual.

Até 2006, o Dia do Idoso era festejado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, tinha colocado tal dia para a conscientização sobre a vivência dos anciãos na comunidade.

No dia primeiro de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que apresentou o Estatuto do Idoso.

Pelo fato deste Estatuto ter sido inaugurado em 1º de outubro, em 2006 foi criada uma nova lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro.

Mas desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já tinha colocado os mais velhos no destaque da política nacional, pois essa lei inaugurava o Conselho Nacional do Idoso.

A inauguração do Estatuto do Idoso em 2003 foi uma grande conquista para os anciãos, que geralmente são vítimas de maus-tratos e abusos de todos os jeitos.

Esse estatuto firmou os direitos dos mais velhos, como a prioridade em alguns serviços, o acesso à saúde, alimentação, cultura e lazer.

Graças ao estatuto do idoso as seguintes atitudes são crimes:

  • “Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade;
  • Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado;
  • Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado;
  • Negar a alguém, por motivo de idade, emprego ou trabalho;
  • Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa de sua finalidade;
  • Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida;
  • Exibir ou veicular, por qualquer meio de comunicação, informações ou imagens depreciativas ou injuriosas à pessoa do idoso.
  • Coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração” (Estatuto do Idoso).

Como os humanos estão falecendo cada vez mais tarde, graças aos avanços da Medicina, uma profissão que está crescendo é a de cuidador de idosos.

Para exercer esta função é aconselhável que o trabalhador tenha o curso de Enfermagem, ou, de Cuidador de Idosos.

Outro emprego que está crescendo é o de Professor de Informática Para Idosos, que pode trabalhar em escolas de Informática, ou, de forma particular.

Pois a figura da velhinha que só ficava em casa fazendo tricô, no sofá, e que não se interessava por Tecnologia saiu de moda.

Afinal, hoje, os anciãos querem e precisam acompanhar os avanços tecnológicos.

O Dia Internacional do idoso serve para:

  • Homenagear os anciãos;
  • Conscientizar a população sobre os direitos dos mais velhos;
  • Divulgar o Estatuto do Idoso na comunidade;
  • Ensinar nas escolas sobre a importância dos anciãos para as crianças.

Neste dia é importante que a empreendedora decore o seu comércio físico e sua página na Internet com o tema.

Ela também pode usar frases como:

  • “No Dia Internacional do Idoso presenteie sua avó, aquela sua tia querida, ou, até mesmo aquela senhorinha que mora perto da sua casa e sempre lhe oferece um lanche saboroso”;
  • “Neste Dia do Idoso, compre aqui lembranças para presentear os anciãos que fazem parte da sua vida”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here