Promessas de ano novo – Por que não conseguimos cumpri-las?

0
61

E aí, o ano novo chegou! E com ele muita esperança de que esse ano vai ser diferente. Quem nunca fez a famosa lista de promessas de ano novo?

Como andam suas promessas? Que tipos de promessas são mais comuns?

Por que não conseguimos cumpri-las?

Uma das promessas mais comuns é emagrecer. Vou fazer exercícios, vou começar uma dieta, vou passear mais com o cachorro… e por aí vai… Outra muito comum é que este ano vou guardar dinheiro. Quero fazer aquela viagem, quero pagar minhas dívidas, ou quero ter uma reserva. Quero ler livros, quero arrumar um namorado ou namorada, quero parar de beber ou de fumar, quero, quero, quero. Mas não é tão simples assim. Quer dizer, é sim, nós é que complicamos tudo.

Por que normalmente essas promessas não dão certo? São vários os motivos.

Vou elencar alguns e deixar algumas dicas:

  • Fazemos metas / promessas muito grandes e muito à longo prazo. Elas ficam muito mais difíceis de serem cumpridas. Muitos quilos, muito dinheiro, muitos livros, etc.. Dica: mesmo que sua meta seja grande, divida-a em partes menores e a curto prazo. Você terá resultados mais rápidos que servem de incentivo para continuar cumprindo até chegar no objetivo final;
  • Normalmente fazemos muitas promessas simultaneamente. Calma! Não adianta programar um monte de coisas que exijam muitos sacrifícios ao mesmo tempo. Dica: Pense em duas ou três, no máximo. Quando cumpri-las vá planejando novas metas.
  • Costumamos desistir nas primeiras dificuldades ou “furadas”. Deu uma escorregadinha, pronto, vai tudo por água abaixo. Dica: Tenha persistência! Não desista. O cumprimento das metas exige esforço e disciplina!
  • Algumas promessas que fazemos não dependem exclusivamente de nós, envolvem outras pessoas (por exemplo arrumar um namorado ou namorada). Dica: Faça promessas e metas que dependam de você. Podemos até pedir ajuda para alguém, mas as metas devem depender única e exclusivamente de nós. Cuide de sua saúde em geral, de seu emocional, de sua saúde física. Esteja bem com você mesma (o), daí automaticamente uma pessoa bacana se aproximará! Se você é casada ou casado, claro que esta meta pode e deve ser compartilhada com a pessoa, mas não é responsabilidade da outra pessoa que essa meta seja cumprida.

Ai que preguiiiiiçççaaaa! … Vença sua preguiça. Seja mais forte do que ela! Pense no resultado que quer obter e vá em frente! Mudança de hábito dá trabalho, leva tempo e exige esforço!

Dicas gerais:

  • Seus PENSAMENTOS vão gerar em você SENTIMENTOS. Seus SENTIMENTOS vão provocar em você uma AÇÃO. Essa AÇÃO vai gerar um RESULTADO. Então, comece pensando de forma positiva, gere sentimentos positivos, tome atitudes positivas e terá um resultado positivo!
  • Substitua sempre a palavra TEMPO pela palavra PRIORIDADE! Por exemplo: “Não tenho tempo para brincar com meu filho, trabalho demais!” por “Não tenho prioridade para brincar com meu filho (…)”. Percebeu a diferença? Organize-se melhor e pense nas suas prioridades! Mais vale a qualidade do que a quantidade!
  • PARE DE ACREDITAR NAS SUAS DESCULPAS! Nós temos um mecanismo de racionalizar as desculpas para o não cumprimento das nossas metas. Cuidado! É um auto boicote. “Não tenho tempo”, “Não tenho dinheiro”, “Não tenho roupa (de ginástica por exemplo)”, “Não tem nenhum esporte que eu goste”. Pare de acreditar nestas desculpas que você mesma(o) arrumou. Use a criatividade e a sua vontade de chegar no resultado esperado. A sensação de “Missão cumprida” é deliciosa e faz valer qualquer sacrifício!

Desejo que você cumpra suas metas com sucesso e que tenha muitas outras metas para serem cumpridas!

Um ótimo ano para nós!!!

 

Bárbara Dalcanale Menêses
Psicóloga, Psicodramatista e Terapeuta Sexual (Sexóloga)
CRP 06/58842-0

Instagram: @barbaramenesespsi
Facebook: Barbara Dalcanale Menêses
Email: pergunteparabarbara@gmail.com
Fone: (19) 996021824

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here