Qualidade de Vida e Felicidade: Cinco aspectos para reflexões e melhorias.

0
33

O que eu priorizo na minha vida para achar que ela tem qualidade pode ser diferente do que você prioriza. Como definimos a expressão “qualidade de vida” também pode divergir mas, certamente, alguns aspectos vão influenciar a vida de todos nós.

Quando estou mais feliz é quando minha vida está mais realizada, melhor aproveitada.

Segundo o psicólogo, professor da Universidade da Pensilvânia e escritor do livro Felicidade Autêntica e Florescer, Martin Seligman, cinco aspectos são fundamentais para levarmos em conta na hora de promover mais felicidade ou mais bem-estar na nossa vida.

Esses aspectos também são passíveis de serem mensurados de uma forma mais fácil do que a felicidade em si.

  1. Emoções Positivas

Se sentimos mais emoções que nos trazem sensações positivas durante um dia, temos um dia que consideraremos melhor. As sensações de prazer, euforia, calma, conforto, satisfação, disposição são alguns exemplos.

  1. Engajamento

É quando você coloca todo o seu talento e todo o seu esforço em uma atividade e se entrega a ela por completo.

Quando atingimos o verdadeiro engajamento, perdemos a noção do tempo e nos concentramos, esquecemos o mundo a nossa volta. Estamos 100% envolvidos com a atividade.

A sensação dessa entrega, é extremamente agradável. Atividades que fazemos por amor como cantar, atuar, escrever um texto sobre um assunto que gostamos, um esporte, lecionar um tema que somos talentosos, são alguns exemplos.

  1. Relacionamentos

Quando vamos nos lembrar dos melhores momentos da nossa vida, normalmente não estamos sozinhos, certo? Boas amizades, boas gargalhadas, aconchegar um filho nos braços, abraçar e beijar podem transformar o dia de qualquer pessoa.

As conexões positivas que fazemos são determinantes para olharmos com satisfação ou não a nossa existência.

  1. Sentido

Conhecer o sentido, o propósito da sua vida, um “porquê” ou uma conexão com algo maior, está intimamente ligado ao prazer ou ao conforto.

Cada um de nós dá um sentido para sua própria vida, acredita e se conecta, a sua forma, com o todo, com o universo.

Não deixa de ser a sua leitura do mundo que te cerca porque se você pensar que sua vida é insignificante também pensará que tem uma vida sem qualidade, certo?

  1. Realização

Ainda que não obtenhamos sempre sucesso, realizar é, por si só, uma atividade digna de nosso orgulho. Gostamos de fazer, de agir, de conquistar.

Obter sucesso é bom, mas não tira o brilho de realizar, te termos agido. De qualquer forma, se não realizar não haverá a chance do sucesso, certo?

Pergunto para mim e para você: será que estou me deixando levar por emoções negativas? Será que não estou dando espaço e atividades para os meus talentos? Conheço meus talentos? Estou me relacionando de um jeito saudável e positivo? Mantenho meus amigos mais queridos e digo a eles o quanto são importantes? Persigo um propósito ou um sentido maior para a minha existência? Recuo, por medo, ou de fato realizo tudo o que tenho por realizar?

É possível olhar para esses cinco aspectos e rapidamente fazer uma leitura da minha própria vida, tirar uma medida e enveredar esforços para melhorar. E você?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here