Queda de Cabelo Mitos e Verdades

3
129
Matéria 1 - Queda de Cabelo Mitos e Verdades

Olá leitoras,

Nessas semanas iremos falar sobre um assunto que apavora homens e mulheres, a queda capilar. Serão 3 matérias abordando detalhadamente esse tema: Queda de cabelo Mitos e Verdades, Tipos de alopecias e Tratamentos para calvície.

Participem deixando suas duvidas nos comentários, que elas serão esclarecidas na matéria seguinte.

O que é queda de cabelo?

1

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que existem vários tipos e diferenças quando falamos em perda capilar e essas diferenças levam a diagnósticos errôneos e conseqüentemente a tratamentos sem resultados.

O erro mais comum é confundir queda com quebra e é muito fácil cometer esse engano, já que a quebra também apresenta uma significativa diminuição de cabelos.

Volume e densidade capilar também são coisas distintas. Volume é o espaço que o cabelo ocupa, enquanto densidade é quantidade de fios por cm³. A quebra resulta em diminuição no volume capilar, geralmente do meio para as pontas, o que chamamos comumente de “cabelo ralo” e é tratada com ótimos resultados pelos profissionais cabeleireiros. A queda resulta em diminuições gradativas da densidade dos fios, de maneira igual da raiz até as pontas apresentando falhas no couro cabeludo. Portanto, só pode ser considerado como queda capilar os fios que caem pela raiz e os tratamentos exigem intervenção medica.

São inúmeros os fatores causadores da queda de cabelo, que vão desde lesões em procedimentos capilares, doenças, gestação, ingestão de medicamentos controlados, e causas hormonais, emocionais e hereditárias.

Mitos e Verdades Sobre a Queda Capilar

Lavar os cabelos todos os dias contribui ou causa queda?

  • Não. Inclusive um dos grandes fatores causadores de queda de cabelo é a falta ou má higiene capilar que leva ao acúmulo de produtos capilares no couro cabeludo, causando caspas, seborreia, demodex, espinhas e dermatites que facilitam o entupimento do folículo piloso.

Fazer uso de shampoos bomba, complexos vitamínicos e ampolas vai interromper ou evitar a queda?

  • Não. Ao contrário. O excesso de vitaminas é também um grande agente causador da perda de cabelos. A adição de vitaminas em nossa dieta deve ser prescrito sempre por um médico, que vai indicar qual tipo de vitamina e o tempo que a mesma deve ser usada. A moda dos shampoo bomba e ampolas de crescimento capilar ignoram algumas regras básicas de segurança e saúde. A maior parte desses produtos é rico em Vitamina A, responsável pelo crescimento e fortalecimento de unhas, cabelos e pêlos. O que a grande maioria desconhece é que o excesso dessa vitamina causa efeito contrário e com sérios danos. A hipervitaminose A (nome dado ao quadro de excesso da vitamina A) pode causar queda de cabelo, cegueira, visão turva; dor óssea ou/e inchaço; confusão mental; diminuição do apetite; tontura; sonolência; dor de cabeça; aumento da pressão intracraniana; irritabilidade; danos ao fígado; náusea; alterações da pele, unha e cabelo; rachaduras nos cantos da boca; maior sensibilidade à luz solar; coceira e descamação da pele; palidez, vômitos etc..

Ansiedade, depressão, transtornos psiquiátricos, alterações hormonais, stress, gestação, amamentação podem causar queda?

  • Sim. Qualquer desordem ou alteração hormonal, emocional e de saúde, bem como o uso de medicamentos para o tratamento dessas e outras doenças podem causar uma queda significativa dos cabelos. A gestação e a amamentação também se enquadram em alteração hormonal.

Câncer causa queda?

  • Não. O que causa a queda em pacientes com câncer são os efeitos colaterais de alguns tipos de quimio e radioterapia.

Gostou? Ficou com dúvidas? – Deixa seu comentário, dá um curtir e se achou essa matéria útil compartilhe para que outras pessoas possam ser beneficiadas.

Beijos e até a próxima.

 

Cláudia Silva

http://www.coloriraddrizzamento.com.br

3 COMENTÁRIOS

  1. Admiro como profissional, (profissional de mão cheia) e sempre ajudando o próximo com seus conhecimentos… O que fala e exerce é porque sabe! Parabéns e sucesso sempre!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here