Quer ser Próspera e Rica? Então Pague-se Primeiro!

0
85

Você quer realmente transformar sua vida e ter mais prosperidade e riqueza? Então, pague-se primeiro!

Para que possamos planejar nossa vida financeira, precisamos entender a diferença entre alguns termos e situações quando falamos de riqueza:

Segurança financeira: você faz dinheiro necessário para pagar suas contas básicas, como água, luz, colégio dos filhos, aluguel, etc. Supre suas necessidades e geralmente vem da sua renda principal.

Independência financeira: neste patamar seu dinheiro começa a trabalhar por você. Possui investimentos que lhe rendem mesmo que você não trabalhe.

Liberdade financeira: você tem dinheiro suficiente para desfrutar do estilo de vida que deseja. Trabalha por escolha e não porque precisa.

Em qual destes patamares você se quer chegar? E o que precisa fazer para estar mais próximo dele?

Precisamos aprender a administrar nosso dinheiro, pois na verdade já o administramos. Mas fazemos isto com que qualidade? Fazemos bem ou mal?

Pessoas ricas têm hábitos que fizeram com que chegassem lá. Um deles é o hábito de pagar-se primeiro. Ou seja, sempre separam do que têm a receber, uma quantidade para poupar e investir. Em primeiro lugar, antes mesmo de pagarem suas contas.

É claro que precisamos estar com nossas contas em dia, planejar nossos gastos, comprar por necessidade e não de acordo com nossa vontade. Mas devemos criar este hábito de separar o “nosso pagamento”, encurtando o caminho até o estágio desejado. Isto requer perseverança, planejamento e decisão.

Somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito” (Aristóteles)

Quanto devo guardar? Qual deve ser o valor deste meu pagamento?

O ideal seria, ao menos 30% de sua renda. Mas se neste momento não é possível, que tal começar com 10%? 5%? O importante é começar! Melhor 10% com comprometimento… que nada!

Utilizando a tabela de gastos (vide artigo anterior: Finanças? Este assunto é pra você, sim!) podemos conhecer nossa real situação financeira. Um bom começo é ver nesta lista de despesas o que pode ser cortado ou diminuído.

Não espere ficar rica ou ter dinheiro sobrando para começar a poupar. Se você não começar já e ficar esperando sobrar… talvez nunca chegue lá! A hora é agora! Hoje mesmo!

Façamos o que tem que ser feito!

O caminho a percorrer pode ser este: economizar, poupar, investir!

Como você quer estar daqui a 10 anos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here