Quero empreender… O que devo fazer para começar um negócio?

1
266
Análise de projeto/planejamento

A primeira questão que você deve responder quando estiver pensando em começar um negócio é: “Será que sou o tipo certo para a coisa?”
Você será seu mais importante funcionário?
Lembre-se é muito importante que você analise a si mesmo, mais objetivamente, que a qualquer eventual empregado. Porque é você que vai INSPIRAR outras pessoas a sonhar seu sonho! Simples assim…
Avalie seus pontos fortes e suas fraquezas, não tenha medo, você não é infalível!
Como um eventual executivo do seu próprio negócio, você precisa reconhecer as áreas onde é fraco e suprir as deficiências, se autocapacitar ou, contratar alguém com o perfil adequado!
Todos os dias vemos na mídia brasileira a história de mulheres que foram lá e realizaram, até aí tudo bem, mas o que tenho visto atualmente, também, é que muitas abriram mão de suas vidas sociais, familiares e até de suas crenças e valores, para encontrar a felicidade no empreendedorismo.

Então te pergunto: Todas as mulheres deveriam largar tudo e empreenderem para ir em busca de felicidade? Não é bem assim, empreender pode não ser para você!
A partir do momento que você adota o ato de empreender como estilo de vida, as coisas se tornam bem diferentes!

Considerando que você trabalhou e juntou dinheiro assim como nós, ou seja, que você não seja uma milionária que gaste sem dó, você vai precisar se adaptar a uma nova vida!

  1. Não viverá só momentos divertidos e bem-sucedidos o tempo todo!
  2. Você terá que conviver com gente de todo tipo… O CLIENTE! e por causa desse CARA…
  3. Não será mais dono de seu nariz, para ser empreendedora é preciso ir de cara limpa e cabeça aberta, quando for atender alguém, porque definitivamente você vai ver um mundo muito diferente da realidade que vivia antes de empreender!

Você passará por dificuldades e algumas horas você terá vontade de voltar para a sua casa correndo e passar o dia todo embaixo das cobertas tomando chocolate quente e assistindo um DRAMA para ter motivos maiores para chorar, MAS ainda assim continuará apaixonada por sua empresa!

Calma, paciência e RESILIÊNCIA!

Dê-se de presente um tempo de adaptação e descobertas para chegar ao seu modelo ideal!
Como empreendedora há 34 anos, posso afirmar que de alguma forma “amamos” o que fazemos, “brincamos” com os problemas de nossos desafios diários, e buscamos sempre um significado do QUE e como… fazemos nosso empreendimento VIVER!

Reflita e verifique se você também está motivado, se sim, pergunte-se: Com o que? Onde quero chegar? Como vou realizar? e principalmente se vou fazê-lo sozinho ou o com quem?
O importante é que você saiba que sozinho, com funcionários ou com um sócio, você precisara ser e se juntar a pessoas que são capazes de RESOLVER E NÃO DE IMPRESSIONAR!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMulher e Cinema – Como Eu Era Antes de Você
Próximo artigoEmpreender em momentos de diversidade e em meio a crise.
Katia Teixeira
Bacharel em Letras pela Faculdade São Paulo com extensão em Licenciatura Pedagógica, pós-graduada em Empreendedorismo - FGV- Fundação Getúlio Vargas, Empreteca - pelo Sebrae. Treinamento de Alta Performance - Master Mind, palestrante formada pelo Instituto Gente - Roberto Shinyashiki, Master Coach e Analista Comportamental especializada em Coaching Ericksoniano, formada pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Instrutora certificada do método de ®Teen Coaching – Natália de Jesus, Instrutora oficial do Instituto BE AMAZING – Processo de coaching para jovens em fase de escolha de carreira. Diretora do Grupo AMAZING – Parques com projetos pedagógicos Amazing Balls – Maior piscina de Bolinhas da América Latina. Amazing Mini Market – 1° Super mercado educativo infantil no mundo. Diretora Grupo KAANI - Comércio de descartáveis para Hotéis e Motéis sócia fundadora - MONT&BRINQ Brinquedos Pedagógicos e Fundadora do Movimento - AGORA QUE SÃO ELA$ - Programa de incentivo ao empreendedorismo feminino. Atualmente é empreendedora na área do entretenimento, apresenta um programa de TV na emissora NGT – AGORA QUE SÃO ELAS, com conteúdo voltado ao público empreendedor, instrutora em cursos e palestrante na área do empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, Coaching e Mentoria de alta performance para empreendedores iniciantes. Não existe segredo, esquema, fórmula da galinha dos ovos de ouro, para ser feliz, para isso, há de se ter, muito trabalho, dedicação e respeito ao próximo!

1 COMENTÁRIO

  1. Concordo com você, é comum encontrarmos pessoas nos dois polos: algumas romantizando o empreendedorismo e outras em estado de escravidão. Neste caso, como na vida, o caminho do meio é a melhor opção.
    Ótimo texto Katia!
    Obrigada pela leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here