Retrospectiva em 6 passos para um ano novo de conquistas.

0
78

Dicas ajudam a refletir sobre aprendizados e realizações pessoais e profissionais

Muito comum na mídia em geral, as retrospectivas ajudam a relembrar fatos marcantes que viraram notícias. Mas que tal, neste fim de ano, fazer uma retrospectiva diferente, com foco em aprendizados e conquistas da vida pessoal e profissional? Mais do que relembrar as fotos mais curtidas do Facebook ou o artigo melhor compartilhado do LinkedIn, você poderá tirar lições e sentir orgulho do que conseguiu alcançar.

Passo a passo.

  1. Separe uma folha de papel ou abra um arquivo novo no Excel. Elabore uma tabela com 13 colunas e seis linhas
  2. Na primeira coluna, escreva “Aprendizados e Realizações”. Nas outras colunas, insira individualmente os meses do ano, de janeiro a dezembro.
  3. Nas seis linhas da primeira coluna, escreva em cada uma delas:
  • experiência mais marcante
  • pessoa com quem compartilhou essa experiência
  • principal problema enfrentado
  • principal aprendizado
  • habilidade que poderia desenvolver a partir do que passou
  • lições que pode tirar para o futuro
  1. Agora que já pensou bastante e a tabela está pronta, preencha cada item em cada mês do ano. Se houver mais de uma experiência marcante, escolha a que mais mexeu com você, positiva ou negativamente. Se em algum mês não houver o que escrever, deixe em branco e, em outro momento, pense a respeito e tente lembrar de algo para incluir na tabela.
  1. Com tudo preenchido, faça um balanço do que conseguiu alcançar e pense sobre o que não quer mais que ocorra no próximo ano, que habilidades pode dedicar-se a desenvolver (e como) e que lições são as mais importantes para que o ciclo que chega seja mais positivo e estimulante do que o que passou.

E que venha 2017, com gás total e muitas conquistas!

 

Vivian Rio Stella

Doutora em Linguística pela Unicamp e pós-doutora pela PUC-SP, Vivian Rio Stella é sócia-diretora da VRS Cursos, Palestras e Coaching (www.vrscursos.com.br), especializada em comunicação, liderança e empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here