Secretária: As mudanças e exigências do mercado.

0
374

Devido à concorrência no mercado atual, nota-se que a profissional secretária passou a ter mais responsabilidades, algumas possuem a profissão nomeada como secretárias, assessoras ou assistentes (executivas, bilíngues ou nível técnico), mas vale ressaltar que o perfil básico dessas profissionais é praticamente igual. Possuir uma boa formação não é o suficiente para estarem inseridas neste mercado, as organizações exigem aptidões primordiais para exercerem esta função, como ética profissional e confiança, pois a profissional participa de reuniões que tratam de assuntos sigilosos.

A secretária passou a ser uma profissional polivalente e multifuncional, atender telefone e arquivar papéis ficou no passado, atualmente os executivos exigem profissionais que assumam um papel estratégico dentro das organizações, falar outro idioma, desenvolver o marketing pessoal e a proatividade. Seu perfil possui aptidões em analisar e pensar cada situação, a qual habilita à tomada de decisões e gerir conflitos, evitando que informações desnecessárias passem à diante.

Essas profissionais encontram dificuldades diárias para exercerem e aperfeiçoarem a profissão, muitas sacrificam a vida familiar deixando de lado a vida pessoal para se dedicar ao trabalho, sem dúvidas, a secretária procura diariamente atingir o equilíbrio (vida pessoal X profissional). Outra dificuldade encontrada na área se refere ao clima organizacional, o qual é pouco estimulante, algumas se queixam a falta de investimento por parte da empresa em treinamentos e benefícios, outras afirmam que o salário não condiz com a responsabilidade da função, existem aquelas que se incomodam com o autoritarismo do chefe e a falta do trabalho em equipe de colegas da mesma área.

Observa se que a secretária busca conquistar seu espaço e passar confiança a seus superiores, exercer a função com competência e empenhar- se em desenvolver seu trabalho dentro do esperado é uns dos requisitos exigidos a profissional, com o crescimento da profissão propôs que esta profissional exerça diversas funções além do que são propostas, sendo que a principal dificuldade é conciliar sua vida profissional e pessoal.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRecomeçar! Não existe dia e hora para mudar a sua vida!
Próximo artigoDia Mundial do Rock, 13 de julho
Rosy Teixeira
Rosy Teixeira é mãe, esposa, consultora de novos negócios, Life Coach, palestrante e sócia da ABT Consultoria Empresarial. Pós-graduada em Gestão Estratégia de Pessoas pelo Senac e Graduada em Administração de Empresas, faz parte da equipe do Hospital das Clínicas FMUSP há onze anos, tendo participação nos projetos Jeito HC de Atender (Hospital das clínicas FMUSP) e Reikiana. A sua paixão por pessoas surgiu na época da faculdade, quando sentiu a necessidade de se desenvolver nesta área, na qual é sua especialização. A sede pelo autoconhecimento ficou mais forte no momento que fez a formação em Coach e algumas especializações em PNL - Programação Neurolinguística. Conhecedora de ferramentas de Assessment (análise comportamental) e Reiki ajuda pessoas a se conhecer e melhorar sua autoestima.e performance na vida pessoal e profissional. Atualmente atua como Consultora de Novos Negócios, Coach de negócios, Coach de Relacionamentos (Life Coach), Análise Comportamental (ferramentas de assessment). Além disso realiza Palestras motivacionais e temas personalizados para cada cliente, Networking entre Empreendedores por todo Brasil e Exterior, Ministra Cursos para Liderança, empreendedores, Gestão de conflitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here