Temple Grandin – Uma história de superação.

0
186
Temple Grandin

Essa é uma história real sobre a trajetória de Temple Grandi. Uma mulher com autismo que enfrentou as barreiras cotidianas, em uma época em que esta condição ainda era pouco conhecida e que mesmo assim, venceu e se superou.

Esse é um daqueles filmes que ficam para sempre em nossa lembrança. Uma história real, comovente, por vezes cômica que vale a pena ser vista.

Temple Grandin (2010/EUA)
Direção: Mick Jackson
Elenco: Claire Danes, Julia Ormond, David Strathairn
Sinopse: Jovem autista luta para ter uma vida normal. Apesar de sua condição, chega à universidade,usa sua sensibilidade e habilidade com os animais para criar uma técnica que revoluciona a indústria agropecuária dos Estados Unidos.

Estrelado brilhantemente por Claire Danes como Grandin. A atriz está totalmente transformada e ninguém vai se lembrar dela em filmes anteriores em que ela fazia a bonitinha da história.

Julia Ormond (a mãe de Temple) linda e excelente em sua performance, conquistou o estrelato com Lendas da Paixão (1994).

David Strathairn, não menos importante, atuou  em inúmeros filmes e recebeu vários prêmios. Em Temple Grandi faz o professor de Ciências,  Dr. Carlock.

Este percebe seu talento em “pensar em imagens e conecta-las”, e a incentiva a prosseguir sua educação em uma universidade.

Temple é levada  a fazenda de sua tia Ann no Arizona em 1966, com o intuito de integrar a jovem com o campo. Inicia seu primeiro contato com animais, que influenciariam sua vida e carreira.

O brete de contenção de bovinos a inspirou na construção de um aparelho para si própria para se refugiar de seus frequentes ataques de pânico.

Ela construiu a “máquina do abraço”, para lhe pressionar como se estivesse sendo abraçada e que a acalmava, assim como a outras pessoas com autismo.

Apesar das limitações do autismo, Temple Grandin possui uma inteligência incomum, tendo uma facilidade intrínseca para lidar com áreas que envolvam planejamento, aritmética e geometria.

Temple Grandi

Temple projeta equipamentos e instalações para a pecuária no qual todos os corredores e currais que desenha são redondos, pois o gado tem mais facilidade em seguir um caminho curvo – primeiro porque, não vendo o que há no fim do caminho, fica menos assustado; segundo porque o desenho curvo aproveita o comportamento natural do animal.

Após muitas pesquisas e experimentos, Temple Grandin desenvolve um projeto direcionado para o manejo do gado até chegar à fase do abate. A técnicas criadas por ela, a torna uma especialista bastante conhecida nos EUA .

Hoje Grandin dá palestras ao redor do país, contando um pouco de sua história e de como o autismo não se tornou uma barreira intransponível para que pudesse chegar onde chegou.

Sua vida foi tema do filme quando ela foi mencionada pela revista Time na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, na categoria dos “Heróis”.

Atriz Claire Danes e Temple Grandi
Palestra sobre autismo da Dra. Temple Grandin emociona participantes em 15/08/2016.

O Olhar da Psicologia

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento. Uma deficiência nos sistemas que processam a informação sensorial recebida faz a criança reagir a alguns estímulos de maneira excessiva, enquanto a outros reage debilmente.

O autismo é uma anomalia da infância que isola a criança de relações interpessoais. Ela deixa de explorar o mundo à sua volta, permanecendo em vez disso em seu universo interior. Os sintomas parecem surgir nos primeiros meses de vida.

O bebê não responde da mesma forma que os demais. Não é surdo, pois reage aos sons. Mas suas reações a outros estímulos sensoriais são inconsistentes. O perfume de uma rosa recém-colhida no jardim pode provocar um ataque na criança – ou fazê-la recolher-se a seu mundo interior.

Outros sintomas do autismo são esquivar-se ao toque alheio, ausência de fala com significado, comportamentos repetitivos, acessos de raiva, sensibilidade a barulhos altos ou incomuns e falta de contato emocional com as outras pessoas. (Psicologia & Cinema).

Fonte: Wiki/psicologia&cinema

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here