Tipos de Alopecias

1
138
Matéria 2 -

Olá leitoras,

Essa semana vamos dar continuidade ao tema Queda de Cabelo falando sobre os tipos de alopecias e suas causas.

14

Alopecias do couro cabeludo – são a diminuição parcial ou total de pelos ou cabelos. Ela apresenta várias causas, podendo ser progressiva e de solução espontânea ou controlada com tratamento médico. Vamos conhecer algumas.

  • Alopecia seborreica: um distúrbio muito comum, onde pode ser observado escamação, coceira e eritema.

15

  • Alopecia de origem nervosa: stress. Crises de ansiedade, sobrecarga emocional e transtornos psiquiátricos são os maiores causadores de quedas capilares.

16

  • Alopecia traumática: que tem origem em contusões ou lesões do couro cabeludo, e também por ações de tração em procedimentos capilares ou em casos de tricotilomania (quadro onde a pessoa arranca o próprio cabelo)

17

  • Alopecia areata: relacionada especialmente a fatores autoimunes e seu agravamento é influenciado pelo emocional. A alopecia areata é caracterizada pela perda rápida, parcial ou total de pelos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em áreas como barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pelos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses, porém em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo ou todo o corpo.

18

  • Calvície: a seborreia é responsável por 90% das pessoas que sofrem de calvície. Os outros 10% se devem a fatores hereditários e velhice.

19

 

Perder uma certa quantidade de fios diariamente é mais que normal, em média, por dia, perdemos entre 50 a 100 fios de cabelos devido ao próprio ciclo de vida capilar e isso nem sempre significa que a pessoa está sofrendo de algum tipo de queda, alopecia ou calvície. Ter algum tipo de alopecia também não significa ter calvície ou que a pessoa ficará “careca”. A tendência é que esses fios sejam substituídos por novos que irão nascer de acordo com o tipo de doença e tratamento.

Vamos listar algumas causas para as quedas, alopecias e calvície:

  • Causas hereditárias: Calvície masculina e Calvície feminina
  • Problemas nutricionais: dietas rígidas, perda de peso, falta de proteínas , falta de ferro, falta de vitaminas do complexo B, excesso de vitamina A, excesso de vitamina C, excesso de vitamina E, falta ou excesso de iodo, falta ou excesso de selênio, falta ou excesso de zinco
  • Danos ao cabelo: alisamento e modelagem térmicos, banho muito quente, excesso de força no manuseio dos fios, penteados apertados, química muito agressiva
  • Queda de cabelo feminino: período menstrual, síndrome do ovário policístico, anticoncepcionais, gravidez, pós-parto, menopausa.
  •  Remédios e tratamentos: anabolizantes, antibióticos, anticoagulantes, anticonvulsivantes, antidepressivos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios não esteróides, beta-bloqueadores, corticóides, lítio, quimioterapia e radioterapia, remédios para colesterol, remédios para diabetes, remédios para gota, remédios para tireóide, retinóides
  • Doenças e problemas de saúde: acidente, alopecia areata, alopecia cicatricial ou traumática, cirurgia, dermatite seborreica, problemas nas suprarrenais, diabetes, doenças agudas, febre alta, hipertensão, hipertireoidismo, hipotireoidismo, lúpus, micose, psoríase, problemas na hipófise, queimadura, sífilis, Síndrome de Cushing, síndrome de má absorção e tabagismo.
  • Distúrbios psicológicos: stress emocional, ansiedade, depressão, transtornos psiquiátricos, transtornos alimentares e tricotilomania.
  • Causas naturais: envelhecimento:

 

65-causas-queda-de-cabelo
http://www.chegadequeda.com.br/65-causas-da-queda-de-cabelo-feminino-e-masculino/

Essas são algumas das principais causas da queda capilar. Quando ocorre uma queda excessiva e significativa dos fios, esses quadros após diagnóstico médico são apontados como os agentes causadores e o tratamento será realizado de acordo com o quadro clinico de cada paciente.

Gostou? Ficou com dúvidas? – Deixa seu comentário, dá um curtir e se achou essa matéria útil compartilhe para que outras pessoas possam ser beneficiadas.

Para acessar a matéria anterior « cria aqui ».

Beijos e até a próxima.

Cláudia Silva

http://www.coloriraddrizzamento.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here