Trabalho em equipe: a valorização da Mulher

0
223

Lembra-se dos trabalhos em grupo que fazíamos na Escola? Talvez nunca tivéssemos pensado na importância que eles teriam em nossa futura vida profissional. Por mais que as pessoas tenham autonomia em seu trabalho, é praticamente impossível conseguir trabalhar completamente só!

Trabalhar em equipe nos ensina a dividir tarefas, facilitando a prática corporativa e, principalmente, nos impondo como meta interagir positivamente com as ideias dos outros colegas. Tudo isso para quê? Para concluirmos nosso trabalho de uma maneira positiva e eficaz!

As empresas perceberam que a Gestão de Pessoas está diretamente ligada à administração do conhecimento e das competências dos funcionários, refletindo a mentalidade que predomina na Organização. Decidiram, então, implementar estratégias que valorizem o capital intelectual e conquistem vantagens competitivas no mercado.

Portanto o trabalho em equipe é fundamental como instrumento de motivação, auxiliando as lideranças, chefias e gerências no atingimento de metas, na promoção de qualidade de vida no trabalho, e desenvolvimento das áreas produtivas da empresa.

Dentro deste contexto empresarial, a importância da mulher profissional é inegável e cada vez mais expressiva diante de um mercado altamente competitivo. Você sabia que a sensibilidade feminina, por exemplo, permite a constituição de equipes de trabalho marcadas pela diferença e pela heterogeneidade? E isso é bom? Certamente que sim! Equipes desse tipo, quando atuam de forma sinérgica, geram soluções variadas e criativas para problemas aparentemente insolúveis.

Mas, se você me perguntar se a vida da mulher no trabalho é um paraíso, responderei para você que ainda não! Ainda existe um ou outro preconceito, que dificulta o progresso na carreira; os holerites femininos ainda são mais “magros” que os masculinos. De maneira geral, no Brasil, as mulheres ganham o equivalente a 61% do salário dos homens. O problema afeta especialmente as profissões de salário mais baixo. Quando sobem na carreira e adquire maior qualificação, as mulheres têm seu talento mais bem remunerado.

O bom desempenho em equipe depende das atitudes positivas perante o grupo e da valorização das diferenças individuais:

“Pesquisadores norte-americanos realizaram uma pesquisa para entender quais características individuais fazem diferença quando realizamos atividades colaborativas e analisaram os fatores que levam alguns grupos a terem melhor desempenho que outros. O estudo foi realizado com cerca de 700 voluntários que foram divididos em equipes para a realização dos testes. As equipes que tiveram os melhores resultados se destacaram por três características: realizaram as atividades de forma mais equitativa, ao invés de deixar uma ou duas pessoas dominarem os debates; seus membros tiveram desempenho individual elevado em testes de empatia, leitura e interpretação de emoções de outras pessoas a partir de imagens de rostos; e por último, o fato dessas equipes possuírem um maior número de mulheres do que de homens. Esse último item foi parcialmente justificado pelo fato de que as mulheres costumam, em geral, ir melhor no teste de leitura de emoções do que os homens.”

(Fonte Catraca Livre)

Como é o comportamento dos líderes e membros de equipes de acordo com o respectivo gênero?

  • O homem tem uma visão mais objetiva e a mulher tem uma visão mais ampla, geral das situações.
  • O líder homem acaba tratando os subordinados do sexo masculino e feminino de formas diferentes. “Para o homem, você não explica muito. Já a mulher tem de entender o contexto, o que a motiva”.
  • Ela prefere trabalhar com aquela pessoa que dá mais detalhes, que ouve mais, que compreende toda a tarefa e seu objetivo, enquanto o homem quer que o colega saiba por si só qual o real foco.

Para concluir, vamos observar as características principais das mulheres no trabalho em equipe:

  • Responsáveis
  • Fiéis
  • Comprometidas
  • Competitivas

As mulheres estão cada vez mais ocupando espaço no mercado de trabalho, então precisamos somar esse diferencial competitivo. Venha conosco, faça parte do grande grupo de mulheres que almejam atingir objetivos através da autovalorização! Competência não nos falta e a motivação está dentro de nós, disponível para impulsionar nossos sonhos, projetos, planos pessoais e profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here