Traquiobronquite canina é alerta vermelho

0
377

O inverno chegou e os cães ficam mais propensos a pegar algumas doenças. Por isso, vamos dar um alerta vermelho e falar sobre a traquiobronquite canina.

A Traquiobronquite canina, conhecida popularmente pela tosse de canis, é altamente contagiosa e de fácil propagação. É causada tanto por vírus ou bactérias e a transmissão mais comum é contato direto com um cão contaminado através de secreções em caminhas, comedouros, bebedouros, brinquedos e também pelo ar.

Os sintomas são bem próximos de uma gripe comum. Tosses que parece que o cão está engasgado e em diversos tons e graus, espirros, falta de apetite, ânsia. É de extrema importância tratar no início dos sintomas para que não avance para um estado mais crítico e desenvolva pneumonia, por isso, ao identificar qualquer sintoma atípico no animal, é fundamental visitar um veterinário para um diagnóstico, seguido de tratamento.

O tratamento varia de acordo com o estágio da doença e a melhor forma de prevenir a tosse de canis é por vacinação, principalmente se o cão tem acesso a locais com grande movimentação de cachorros como parques, pet shops, hotéis e creches.

O frio baixa a imunidade dos cães e também é o clima que mais agrada os vírus e bactérias, por isso, mantenha seu cão vacinado e qualquer desconfiança com relação à saúde do seu bichinho, consulte um veterinário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here