Uma Cozinha Muito Panc! – Plantas alimentícias não convencionais.

0
23
Peixe com capuchinha

Uma nova e deliciosa tendência na gastronomia chegou para ficar: as PANCs.

Plantas alimentícias não convencionais sempre foram usadas nas cozinhas das nossas avós, mas agora são reconhecidas como tendência no mundo todo.

Comer flores, folhas e frutos diferenciados que muitas vezes serviam somente para ornamentar casas e jardins, estimulam não só o paladar, mas também a curiosidade e trazem novas opções de nutrição.

Entretanto, como se trata de uma nova alimentação que temos a nossa disposição, informações prévias e seguras são indispensáveis antes de sair comendo o jardim da casa da tia.

Entre as PANCs que eu mais aprecio estão as flores!

A Capuchinha (Tropaeolum majus), por exemplo, é rica em vitamina C e tem um sabor levemente picante e fica deliciosa em quiches e em saladas, sem contar que decora primorosamente o arroz nosso de todo dia.

Pétalas de rosas, begônias, flor de abóbora, Amor-Perfeito, Rosa de Jericó, Cravina, Girassol, Gerânio, Prímula e Ipê Roxo deixam as mesas lindas e mais apetitosas, bastando que se salpique um pouco de sal e azeite de boa qualidade para a salada estar pronta.

Mas não são só as flores. O Coração da Bananeira, a Serralha e o Ora-pro-nóbis estão cada vez mais no cardápio de renomados chefes.

Entretanto, as PANC devem ser colhidas em locais limpos e sem aplicação de agrotóxicos (não dá para ir a floricultura e comprar rosas ou Amor-Perfeito e preparar o almoço)

E, já é possível encontrar estas plantas em mercados de frutas e legumes como o Mercado Municipal de Curitiba e de outras cidades do país.

Criatividade e ousadia! Inspire-se e bom apetite!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here