Coluna Amor Comestível – Bolo de banana discórdia

1
76

Você deve estar se perguntando: Por que Amor Comestível?

Para mim, cozinhar em casa é amar em pequenas colheradas. É delicioso depositar todo o carinho e energia num prato, e ver o sorriso de quem está comendo o que fiz. Música para os meus ouvidos é um longo: hummmmm.

No dia 03 de novembro, a nossa colunista Adriana Vidal Schmidt escreveu uma interessantíssima matéria sobre intolerância à lactose. O intolerante a lactose, quando consome algum alimento que tem leite ou seus derivados, pode sofrer alergias e sintomas muito dolorosos. Mas calma aí! Não precisa passar vontade não. Até mesmo porque tem dias que nós parecemos formigas atrás de um doce saboroso, seja pela famosa TPM ou para descarregar o stress daquele dia cansativo em nosso trabalho.

Pensando nisso e no bolo da semana, destaco aqui o amor da semana.

Juntei uma receita da linda Raiza Costa (apresentadora do Rainha da Cocada no GNT e proprietária do Dulce Delight) com a receita que herdei da minha mãe. Adivinha o resultado! O bolo de banana fofoca da Raiza virou o meu bolo de banana discórdia.

Sabe por que discórdia? Porque quem come o último pedaço e não avisa, dá uma encrenca daquelas.

Ah! Eu também substituo o açúcar branco (que é uma caloria vazia) por açúcar demerara, que é mais saudável e adoça da mesma forma, a manteiga ou a margarina pelo óleo de girassol, de sabor neutro e passa longe da lactose e dos conservantes e o leite de coco caseiro, que é super saboroso.

Anote aí:

O passo mais importante para um bolo bem assado é ligar o forno a 180º para pré-aquecer, antes de iniciar o preparo. Agora sim, pode iniciar a linda arte de amar em pequenas colheradas, neste caso, em garfadas 😉

Para a massa:

  • 2 xícaras (chá) de açúcar demerara
  • 3,5 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 ovos (separados clara e gema)
  • 1 xícara (chá) de óleo de girassol
  • 300 ml de leite de coco
  • 1,5 colher (sopa) fermento em pó

Para a cobertura:

Bananas maduras

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • Meia xícara (chá) de açúcar demerara
  • Meia colher de sopa de canela em pó
  • Óleo de girassol (o quanto baste)

Preparo da massa:

bata as gemas com açúcar demerara até ficar um creme esbranquiçado. Junte o óleo de girassol, o leite de coco e a farinha de trigo aos poucos. Junte as claras em neve e o fermento em pó. Neste momento apenas misture com uma espátula para não desmanchar o ar que já está incorporado nas claras. Isso garantirá uma massa lisa e fofinha. Reserve.

Preparo da cobertura:

Corte a banana em rodelas ou no sentido do comprimento e reserve. Numa vasilha misture a farinha de trigo, o açúcar demerara, a canela e o óleo de girassol. Misture com as pontas dos dedos, como se estivesse acariciando uma seda macia. Isso vai formar uma farofinha umedecida com pequenas bolinhas fofas.

Montagem:

Unte uma forma com óleo de girassol e passe um pouco de farinha de trigo. Despeje a massa e alise para que fique uniforme na forma. Coloque as fatias de banana sobre a massa e em seguida a farofa, generosamente. Leve para assar por aproximadamente 40 minutos, ou até que a farofa esteja começando a bronzear, ou quando você espetar um palito que ele saia limpo.

Espere esfriar bem para servir e espere os elogios, ou no meu caso, a discórdia, quando o último pedaço desaparecer da forma.

Beijos e até o próximo encontro com mais um pouco de amor comestível.

Trycia Mello

contato@massaepoesia.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here