10 motivos para você incluir gengibre no seu dia a dia

1
56
Gengibre e seus benefícios

Conhecido por ser uma raiz de propriedades anti-inflamatórias.

O gengibre é uma raiz usada milenarmente na cultura asiática, mas que somente recentemente vem se difundindo no ocidente.

Alimento com sabor marcante e rico em Vitamina A, C e E, pode ser usado na forma de tempero, águas saborizadas, chás, cozidos, doce ou salgado, ou até mesmo na forma de pó encapsulado para quem definitivamente não gosta do sabor, portanto a sua versatilidade é tamanha que não há motivos para desprezar este poderoso aliado.

E se você ainda está na dúvida dos seus benefícios vamos a lista dos 10 motivos para você incluir esta raiz na sua alimentação diária:

  1. Devido a sua ação termogênica que aumenta consideravelmente o aumento do metabolismo o gengibre definitivamente auxilia no emagrecimento;
  2. Atrasa o envelhecimento celular porque auxilia o fígado a “varrer” os radicais livres;
  3. Ajuda no combate a fungos, bactérias e parasitas;
  4. Aumenta a imunidade, portanto trata e previne resfriados e outras inflamações e infecções como a artrite porque contém gingerols (compostos anti-inflamatórios);
  5. Melhora a função neurológica e retarda a perda de células cerebrais;
  6. Auxilia a circulação sanguínea e previne problemas cardiovasculares;
  7. Importante aliado na redução das dores musculares e no tempo de recuperação entre os treinos ou exercícios;
  8. Ajuda consideravelmente a digestão, os reduz gases e azia inclusive a resultante de tratamento com quimioterápicos;
  9. Reduz consideravelmente o aspecto das celulites e previne o seu aparecimento;
  10. A lubrificação vaginal e beneficia a ereção do pênis.

Convencidos? Para obter os benefícios desta raiz maravilhosa você deve utilizar entre 2 a 4 gramas por dia basta definir como e quando usar.

A forma mais fácil é colocando pedacinhos na sua garrafinha de água, mas você pode consumir também como suco, chá, tempero de saladas, cozido com legumes ou carnes.

Caso opte pelo gengibre cozido, seja como chá ou no preparo de pratos quentes consuma no período de três horas porque depois deste tempo começam a diminuir as suas propriedades.

Você pode ainda se beneficiar do gengibre na forma de pó que por sua vez pode ser encapsulado.

Benefícios do gengibre

Para aproveitar todo o potencial desta raiz fique atento na hora de comprar, ele deve estar bem firme e fácil de quebrar, com aspecto suculento e cor viva. A sua conservação pode ser aumentada de congelado por até três meses.

Mas, atenção: não há estudos conclusivos sobre o uso desta raiz ente gestantes, portanto, não é recomendado seu consumo nesta fase.

Também não deve ser utilizado por pessoas que possuem hipertireoidismo afinal seu metabolismo já é acelerado e pelo mesmo motivo deve ser evitado para que tem problemas com pressão alta.

Todas as informações desta lista foram encontradas em sites e documentos de médicos, nutricionistas e na sabedoria da minha avó, mas minha recomendação pessoal é que você nunca agregue, ou exclua, no seu consumo diário, qualquer alimento sem antes consultar seu médico ou nutricionista e lembre-se de que o gengibre não vem com uma varinha de condão, portanto não faz mágica, uma alimentação regrada e consciente potencializa muito o resultado do seu consumo.

Inspire-se e bom apetite!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here