19 de novembro: Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

A data tem como principal objetivo celebrar e apoiar a entrada de mulheres no universo corporativo.

O evento, lançado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 em Nova York, tem como propósito debater questões a respeito do empreendedorismo feminino, e fazer com que o governo perceba a importância econômica das mulheres.

A embaixadora do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino no Brasil é a empresária gaúcha Débora Xavier, referência em empoderamento econômico e profissional feminino e idealizadora do ‘Jogo de Damas’, uma iniciativa que visa promover o empreendedorismo econômico e profissional das mulheres.

Deb Xavier
Débora Xavier, criadora do site Jogo de Damas, é embaixadora da ONU para o Dia do Empreendedorismo Feminino (Foto – Divulgação)

O objetivo de Débora é que sejam criadas políticas corporativas e públicas que levem em consideração as necessidades dessas mulheres, para que sejam consideradas relevantes para a sociedade.

Segundo a ONU, a ação surgiu para amplificar as oportunidades às mulheres, que já tem acesso à cerca de 70% dos postos ocupados por homens na economia, política, saúde e educação.

A mulher empreendedora tem um grande impacto no desenvolvimento da economia, já que contrata e investe na economia local.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres são a maioria da população do Brasil, e correspondem a quase 53% dos empreendedores do país.

Em 2016, a taxa de empreendedorismo entre os que têm um negócio com até três anos e meio de existência ficou em 15,4% entre as mulheres e em 12,6% entre os homens.

As informações estão na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2016, coordenada no Brasil pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Segundo a pesquisa, 48% das mulheres, frequentemente, empreendem mais por necessidade do que os homens. Entre eles, o percentual cai para 37%.

A concentração das mulheres está em negócios ligados ao universo feminino. Elas estão presentes em setores de serviços domésticos (13,5%), beleza (12,6%), vestuário e acessórios (12,3%) e no setor alimentício (10,3%).

Uma pesquisa realizada em 2016 pela empresa de big data MeSeems, encomendada pelo Paypal, revelou que grande parte das mulheres optou pelo negócio próprio para complementar a renda (21,4%).

Outros motivos são: pela oportunidade de ganhar mais dinheiro (14,4%), independência financeira (11,3%), estavam fora do mercado de trabalho (8,9%), acreditaram que seriam bem-sucedidas (7,4%), queriam mais controle para sua vida (5,8%), e as restantes (5,8%) seguiram sua paixão.

No mercado de trabalho, as mulheres ainda enfrentam a desigualdade de salário em relação aos homens. Elas recebem aproximadamente 73% do salário deles, mesmo elas tendo mais tempo de estudo.

Serão necessários 87 anos para igualar os salários de homens e mulheres no Brasil, conforme pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica aplicada).

O empreendedorismo é uma maneira de diminuir a desigualdade entre os gêneros. Ao gerir uma empresa, as dificuldades são as mesmas para homens e mulheres.

Quando há dedicação e busca de conhecimento de mercado, o gênero é indiferente, segundo Vivian Ferran, gerente de atendimento do Sebrae-RS (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Sul).

Foto de Luciana do Rocio

Luciana do Rocio

Compartilhar

Aproveite descontos exclusivos do clube aEmpreendedora

Faça seu pré-cadastro abaixo e receba no seu whatsapp e e-mail descontos imperdíveis.

Últimas publicações

Obtenha o seu selo de sustentabilidade com
a aEco Carbon free

Promoções indicadas
pela aEmpreendedora

aE - Projetor 4K HD 150 Polegadas Celular, Tv B0x, Xbox, PS, Pc, Wifi HY300 Pro Magcubic

Projetor 4K HD 150 Polegadas Celular, Tv B0x, Xbox, PS, Pc, Wifi HY300 Pro Magcubic

aE - iPhone 17 Pro - 17 Pro Max 256GB - 512GB - Novo Original NF Lacrado

iPhone 17 Pro – 17 Pro Max 256GB – 512GB – Novo Original NF Lacrado

aE - Sombra e Iluminador com Brilho 2 em 1

Sombra e Iluminador com Brilho 2 em 1, À Prova D’água, De Longa Duração, Coreano

aE - Batons Matte Impermeáveis CMaaDu 18 Cores, Longa Duração

Batons Matte Impermeáveis CMaaDu 18 Cores, Longa Duração

aE - Lápis de Sobrancelha Líquido à Prova D'água de 5 Cores - Longa Duração

Lápis de Sobrancelha Líquido à Prova D’água de 5 Cores – Longa Duração

aE - Lancome Lancôme La Vie Est Belle Edp Perfume Feminino

Lancome Lancôme La Vie Est Belle Edp Perfume Feminino