5 Benefícios Top em época de Pandemia e Isolamento social

0
151
Benefícios em época de Pandemia
5 Benefícios Top em época de Pandemia e Isolamento social

A Pandemia e Isolamento social têm mudado a rotina de todos.

Os 5 Benefícios Top em época de Pandemia e Isolamento Social, traz consigo mudança de Comportamentos pessoais e profissionais.

O Isolamento social exigido pela pandemia do Coronavírus pode ser até um fator de estresse para a maioria das pessoas e exigir mudanças comportamentais, mas após 90 dias de confinamento foi preciso incluir na nossa rotina novos hábitos e conexões com outras pessoas, para a nossa sobrevivência.

Quando o contexto e os comportamentos mudam, saímos do ritmo automático e prestamos mais atenção nas pessoas, circunstâncias e coisas que se encontram em torno de nós.

A capacidade de flexibilização e reprogramação da nossa mente em muito tem nos ajudado a nos adequar a este novo cenário! Na atual situação, sabedoria é abrir-nos à aprendizagem para melhor nos preparar para o período pós pandemia, que provavelmente será um retorno gradual.

Dentre inúmeras mudanças e benéficos que levaremos para um futuro em breve, escolhemos 5 aspectos que nos acompanharão no pós-pandemia e em muito contribuirão para uma melhor qualidade de vida:

  1. Criatividade

Durante a época de pandemia temos muitas necessidades, obstáculos e limitações inclusive de ordem financeira. Momento em que presenciamos a criatividade em ebulição na vida das pessoas em busca de solução para os problemas e relacionamentos.

Época de crise é época de se reinventar! O compartilhamento do conhecimento, metodologias, processos, ideias, sugestões, receitas, etc., tem ajudado bastante no processo coletivo da criatividade.

Organizar nossas casas para o trabalho em Home Office e adequar a programação das atividades com as crianças que ficarão em casa enquanto as escolas estiverem fechadas e ainda programar as atividades domésticas, já que até a ajuda tão necessária das nossas diaristas nós tivemos que dispensar, como forma de restringir as oportunidades de contaminação; planejar a logística para as compras, via internet, recepcionar e fazer todo o processo de higienização destes produtos como uma nova rotina, tudo isso são novos hábitos que mudaram nosso comportamento.

  1. O uso da Tecnologia

Nunca se viu um crescimento tão significativo no uso das plataformas digitais e redes sociais em tão pouco tempo.

Um aspecto muito importante neste item, foram cursos online ofertados em grande volume pelas universidades, profissionais autônomos e a turma jovem que atua como “professores e mentores digitais”.

A utilização massiva dos celulares para compartilhar conhecimento através de ’lives” no Instagram.

Desenvolvimento e evolução de Tecnologias emergentes, como é o caso da impressão 3D, em alta para construção de equipamentos e máscaras para uso em hospitais.

Adesão dos baby boomers e geração X à nova forma de relacionamento pelas redes sociais. Fantástico!

  1. Trabalho Remoto através de Home Office

Esta é uma das mudanças mais top! O Trabalho remoto já era uma realidade principalmente para as empresas de grande porte.

A necessidade do isolamento nesta época de Pandemia fez com as empresas e colaboradores se adequasse a esse formato de trabalho, com vantagens tanto para a empresa quanto para o colaborador.

O importante é ter um cronograma de atividades diárias e muita disciplina com os horários!

As reuniões de trabalho online têm-se mostrado bem eficazes trazendo o mesmo resultado em termos de produtividade, em um tempo menor de duração, observando um cumprimento de pautas objetivas e com muito foco, todos ganham.

Os empresários que viram a produtividade crescer e as despesas fixas dos escritórios caírem.

Colaboradores que podem trabalhar com mais liberdade no conforto da sua casa, também pode gerenciar os seus afazeres domésticos e ainda ajudar nas lições de casa de seus filhos, se for o caso!

  1. Maior tempo para ficar com a Família.

Nas adequações nesta época de pandemia, podemos ficar mais tempo com nossos familiares.

Muitos tiveram que reaprender com os relacionamentos intergeracionais com netos e filhos, num saldo positivo, haja visto que muitos dos profissionais faziam a refeição do almoço fora de casa e se encontravam somente à noite com a família.

Podemos reavaliar os valores e o prazer de ficarmos mais tempo junto com aqueles que amamos.

São mudanças simples, mas que faz muita diferença na nossa qualidade de vida.

  1. Maior tempo para autorreflexão e autoconhecimento

O melhor investimento é aquele que se faz em nós mesmos! Sabemos e validamos esta afirmação, porém, na prática, nos envolvemos com tantas atividades que não damos prioridade a este aspecto da nossa vida.

Em época de isolamento social, sem o encontro pessoal com nossos amigos e com uma sensação de clausura, a nossa autoestima e o nosso diálogo interno precisa ser avaliada com frequência.

Precisamos acessar mais o nosso “banco” de recursos internos positivos que nos deixe sempre com energia em alta, tais como pensamentos e sentimentos positivos, motivação, alegria, bom humor e atitudes proativas, para nos beneficiar e usá-los como “âncora”, sempre que necessário.

Estes recursos são experiências pelas quais você já vivenciou, em determinado momento da sua vida!

Neste sentido, precisamos nos preparar para os aspectos negativos que já estão acontecendo e terão reflexos no pós-pandemia, principalmente aqueles de ordem econômica que já estão afetando a economia como o fechamento de muitas empresas e a consequente elevação da taxa de desemprego.

Por fim, acreditamos que todo o aprendizado e mudanças de comportamentos, permanecerão conosco e algumas mudanças terão interferência em outras áreas, como por exemplo o Home Office.

Se esta mudança na relação empregador e empregado for realmente absorvida no período pós-pandemia, teremos um impacto até no mercado imobiliário, pois as pequenas empresas, por exemplo, não precisarão, necessariamente, de um espaço alugado ou imóvel próprio para desenvolver suas atividades.

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here