6 dicas para começar o ano com seu negócio preparado para crescer

0
28
6 dicas para começar o ano com seu negócio preparado para crescer

O ano novo chegou! E para que 2019 seja realmente um ano novo para sua empresa, esse artigo vai trazer algumas dicas para que você possa trilhar caminhos de crescimento neste novo ciclo.

Janeiro é momento de rever tudo o que foi feito no ano anterior, o que deu certo e o que não saiu como o esperado, realinhar a rota e traçar novas metas.

Então mãos a obra, pois as 6 dicas a seguir irão lhe ajudar a começar o ano com muito mais assertividade no seu negócio.

  1. Faça o seu planejamento estratégico anual

Planeje seu crescimento e estabeleça metas para sua empresa.

  • O que você quer ter atingido no fim do ano?
  • Qual caminho a empresa deverá percorrer ao longo deste ciclo?

Leve em consideração o que foi produtivo no ano anterior buscando ampliá-lo.

Esse planejamento deve estimular não só a superação dos resultados no ciclo anterior, mas também um olhar competitivo para o mercado que a empresa está inserida.

  1. Mantenha as finanças organizadas

Analise os movimentos financeiros da empresa e agrupe por centro de custos e resultados. Faça uma avaliação das despesas que podem ser descartadas ou reduzidas neste momento.

Além disso, é essencial que sua vida pessoal também esteja organizada e as finanças pessoais separadas das finanças empresariais. Se você ainda não adquiriu esta prática, este é o momento ideal para iniciar este processo.

É impossível que uma empresa engrene financeiramente se quem a administra se encontra desorganizado nesta área, então está também deve ser uma meta pessoal sua!

  1. Avalie o mercado e seus concorrentes

Todo início de ano é importante para atualizar a sua análise de mercado e concorrentes.

  • O mercado mudou?
  • Quais são as inovações do setor?
  • Existem novos entrantes?

Avalie também os concorrentes atuais, quais são seus pontos negativos e positivos.

Essa atividade, leva a criação de novas ideias e propostas diferenciais para a empresa. Após esta pesquisa se pergunte:

  • Qual a novidade você pode trazer para o mercado?
  1. Invista na gestão da Informação

Seja de maneira profissional ou mais rudimentar, as informações de uma empresa precisam ser armazenadas e tratadas, fornecendo dados que irão alimentar as etapas expostas anteriormente.

  • Que tal aproveitar o novo ano para incrementar esta área na sua empresa e adotar um ERP?

O sistema de gestão integrada – ERP (Entreprise Resource Planning) por meio da integração dos setores, permite aumentar a produtividade, evitar o desperdício de mão de obra ao disponibilizar as informações de forma integrada e segura, entre muitos outros benefícios que são cruciais para um bom início de ano.

  1. Busque a capacitação constante

Nunca é demais lembrar que a carreira empreendedora é uma carreira como todas as outras, e por isso exige atualização e desenvolvimento constante.

Não se limite a ser apenas um dono do negócio, mas busque crescer como empreendedor se capacitando e acompanhando as inovações do seu segmento. Muitas empresas ficam estagnadas pelo comodismo.

Busque informações de qualidade, as novidades do seu nicho e preocupe-se em estar preparado para novos desafios.

  1. Assuma riscos

Ter coragem para assumir riscos é característica essencial de uma mente empreendedora. Claro que você vai fazer tudo isso com muito planejamento e estudo sobre seu negócio, mercado e público-alvo que você quer atingir. Mas, arrisque-se.

Grandes vitórias no mundo dos negócios nunca foram conquistadas sem algum grau de risco.

Essas seis dicas podem parecer simples e muitas vezes até óbvias, mas acredite, a distância entre o sucesso e o fracasso muitas vezes está apenas em fazer bem feito aquilo que você já sabe que precisa fazer.

Então, agora é partir para a execução!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here