A alimentação natural é fundamental para a saúde dos animais, e para que todos entendam de forma bem bacana este assunto, vale lembrar de como nos sentimos quando comemos alimentos secos e industrializados. A tendência é que nos dê uma baita sede não é mesmo?
O fato de ofertarmos aos cães e gatos alimentos com alta umidade como a alimentação natural, pode levar o Pet a uma busca um pouco menos frequente pelo pote de água.
Isto acontece porque ele está também recebendo água através do alimento. Mas muita atenção, isto não significa que a gente não precise se preocupar com a oferta de água no potinho.
Água limpa e fresca é essencial e deve estar sempre disponível. Os pequenos se servirão na medida da sua necessidade ou sede. O alimento úmido contribui para a hidratação do organismo promovendo inclusive saúde intestinal.
Vale sempre relembrar o papel fundamental da água para o bom funcionamento orgânico, já que 70% do corpo é formado por água.
Ela atua nas reações químicas e fisiológicas, assim como na regulação de temperatura corporal. Pense na troca de calor que os cães fazem nos dias quentes através da hiperventilação, e busca de sombra e água fresca para se refrescarem.
Porém, alguns cães e especialmente os gatos, não são muito fãs de beber água. Para estes animais é fundamental a oferta de alimentos úmidos para contribuir com a hidratação e para o bom funcionamento dos rins e vias urinárias.
Em geral os vegetais são os campeões em presença de água na sua composição. Para se ter uma ideia, o chuchu lidera o ranking com 95% de água, seguido de perto pela abobrinha com 93%, o tomate com 92% e a cenoura com 90%.
A dieta natural rica em ingredientes frescos como os legumes que fornecem grande quantidade de água à dieta, pode contribuir na hidratação do Pet e na saúde como um todo.
Que o afeto faça a melhor escolha!
Gratidão pela leitura