A Qualidade de vida e Educação de Superdotados no Canadá

0
16574
A Qualidade de vida
A Qualidade de vida e Educação de Superdotados no Canadá - Toronto

Vivemos em busca de qualidade de vida em todos os sentidos

A qualidade de vida se tornou algo que buscamos constantemente. Para exemplificar esta temática, o Canadá é um ótimo exemplo em muitos sentidos.

Um estudo conduzido pelo US News & World Report em parceria com a BAV da Y&R e a Wharton, analisou a classificação geral de 80 países com base “em 75 métricas diferentes” (Dailyhive, 2020).

De acordo com este estudo, cada uma dessas métricas foi então colocada em uma das nove subcategorias que incluíam: estabilidade econômica, segurança, sistema de educação pública bem desenvolvido, entre outras questões.

Constatou-se neste estudo que o Canadá ficou em primeiro lugar por sua estabilidade política, forte mercado de trabalho, ambiente seguro e bom sistema educacional.

Em 2020, aqui estão os cinco países que mais se destacaram em qualidade de vida: Canadá, Dinamarca, Suécia, Noruega e Austrália.

Sempre afirmo que qualidade de vida também engloba a questão socioemocional das pessoas (Piske, 2020) e o Canadá tem sido referência também nesta dimensão do desenvolvimento.

Em conversa que tive com Otto Schmidt, pude constatar que há qualidade de vida e um investimento grande na educação destes estudantes.

Schmidt é referência mundial como consultor educacional especializado em superdotação com mais de 40 anos de experiência na educação de superdotados.

Em relação à educação de superdotados no Canadá, Otto Schmidt exemplifica:

“programas canadenses para superdotados estão por todo o lugar. Cada província os tem. Todo mundo os tem em diferentes graus e estilos e assim por diante”.

“O que fazemos com atletas superdotados? Nós os colocamos em escolas especiais. Damos a eles treinamento especial. Nós os nutrimos. Gastamos milhares e milhares e centenas de milhares de dólares na equipe olímpica”, diz Schmidt.

“Portanto, devemos olhar para frente e dizer: por que devemos trabalhar com pessoas superdotadas? Fazemos isso para que eles possam ter uma vida mais produtiva e futura. Todos nós nos beneficiamos disso, afirma o especialista Schmidt”.

Assista aqui a nossa conversa completa sobre a educação de superdotados (em inglês):

Referências

  • Piske, F. H. R. (2020). The importance of socio-emotional development of gifted students. In H. R. Piske, T. Stoltz, A. Rocha & C. Costa-Lobo (Eds.). (2020). Socio-Emotional Development and Creativity of Gifted Students. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
  • Piske, F. H. R., Stoltz, T., Rocha, A. & Costa-Lobo, C. (Eds.). (2020a). Socio-Emotional Development and Creativity of Gifted Students.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
  • Site: https://dailyhive.com/vancouver/canada-quality-life-number-one?auto=true

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here