A única coisa que você precisa saber para ter sucesso

1
141
A única coisa que você precisa saber para ter sucesso

Imagine uma grande empresária de sucesso! Imaginou?

Como sucesso, se eu não estiver errada, veio a sua mente uma mulher extremamente ocupada, com bastante dinheiro na conta, com uma agenda lotada, sem tempo para aproveitar a vida, possivelmente sem muito tempo para dedicar a família ou aos seus hobbys, que dorme poucas horas por noite… correto?

Essa era a vida de Arianna Huffington, autora do livro a terceira medida do sucesso e talvez seja a sua também! Embora, se eu não estiver errada, você nem considere ter tanto sucesso assim, ou mesmo uma conta bancária tão vultosa.

A Terceira Medida do Sucesso

Mas, o fato é que o imaginário coletivo tem definido um padrão de sucesso que tem como medida precisa dinheiro e status.

As pessoas ainda que inconscientemente passam a vida correndo atrás desse padrão sem se questionar se ele realmente configura sucesso, ou mesmo se ele serve para você!

Se você é uma empreendedora e convive com outros empreendedores, seja nas redes sociais ou no dia a dia do chamado “empreendedorismo de palco”, você já deve ter observado o quanto o mundo empreendedor está impregnado por um “lifestyle acelerado” que te estimula a se matar no processo de fazer a sua empresa crescer.

Arianna Hunf, após ter sofrido um apagão devido ao excesso de trabalho e falta de sono (algo similar já deve ter acontecido com você, caso seja alguém que busca o sucesso!), resolveu não só mudar sua vida, mas propagar uma nova teoria:

A de que existe uma terceira medida para definir se você tem sucesso ou não, e ela é a sua sensação de bem-estar e satisfação com a própria vida!

E aqui é onde eu quero chegar. O seu negócio, trabalho ou carreira é um meio de te oferecer bem-estar e satisfação com a própria vida ou apenas um meio de alcance de dinheiro e status?

O seu sonho é ter um negócio, carreira, trabalho, ou ele é um canal maravilhoso de realização dos seus sonhos e plenitude na vida?

Nós somos socializados de forma a achar que sucesso é ter uma carreira. Quando pequenas sonhamos em ser médicas, psicólogas, professoras, ou qualquer outra coisa!

Os sonhos infantis cada vez mais estão associados a ter uma profissão… isso não te assusta? A mim sim! Porque são essas mesmas pessoas que chegam adultas para mim com muito sucesso financeiro e status, mas com a sensação de vazio interior, de fracasso pessoal apesar do paradoxal sucesso.

Agora eu te pergunto, o que é sucesso para você?

Essa é uma pergunta importante a ser respondida e é ignorada pela maioria das pessoas.

A maioria das empresárias que me procuram não sabem responder esta pergunta nas primeiras sessões de um processo de coaching.

Então como desenvolver sucesso, sem definir de maneira objetiva o que isso significa exatamente?

Arianna Huffington, no seu livro diz algo que é bem marcante sobre isso: Se você for medir o seu sucesso pela quantidade de dinheiro que você tem ou pelo status que o seu cargo/empresa te trás, você nunca vai ter sucesso.

Simplesmente porque sempre vai ter alguém que tem mais que você. A grama do vizinho vai ser sempre mais verdinha, não é mesmo?

E a grande armadilha é que medir o sucesso pela perspectiva do dinheiro e status, medidas padronizadas socialmente, vai sempre te levar a fazer uso do mecanismo da comparação.

Por isso, o meu convite de hoje para você é fazer um exercício de começar a criar a sua própria medida de sucesso… que tal?

Para Arianna, a terceira medida do sucesso se baseia em 4 pilares:

1- Bem-estar – Associado à qualidade de vida e plenitude. A sua capacidade de dedicar tempo ao que te engrandece em termos de saúde física, mental e espiritual.

2- Admiração – o quanto você é capaz de estar cercado por pessoas que admira e que te admiram? E o seu ambiente? Você é capaz de escolher viver em um ambiente que tenha a possibilidade de exercer a admiração?

3- Sabedoria – há espaço no seu dia a dia para desenvolver esse setor? Importante dizer que sabedoria não é conhecimento. Você sabe o que fazer com todo o conhecimento que adquire ao longo da vida de forma que lhe sirva de maneira prática?

4- Compaixão – Ainda sobra espaço e tempo aí na sua vida para se doar aos outros?

Estes são aspectos bem subjetivos, onde ao contrário de olhar comparativamente para o externo, se comparar com os outros, é necessário realizar um mergulho interno para definir seus próprios critérios de realização pessoal.

Para mim, existe um aspecto anterior a todos esses para definir sucesso. Talvez seja a minha quarta medida do sucesso, que é o senso de propósito interno! A capacidade de ser genuinamente você mesmo e prosperar muito a partir disso.

Mas esse vai ser um assunto para outro artigo! Neste aqui, o que eu quero que você pense é: para você, o que define sucesso? Esse é o primeiro passo para você começar a caminhar rumo a ele!

E se você me acompanhou até aqui eu vou te convidar para aprofundar esse tema no webnário online que vou realizar de 8 a 12 de abril.

Para participar basta entrar nesse fórum aqui e aguardar o envio do link da sala: http://bit.ly/Chatwebnário

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here