Ações Sustentáveis, se não for pelo planeta que seja pelo seu bolso

0
48
Ações Sustentáveis

Você sabia que muitas atitudes em prol do meio ambiente podem contribuir positivamente em redução de custos, seja na sua empresa ou na sua casa?

Vamos iniciar agora o hábito de praticar ações sustentáveis mesmo que seja em causa própria, em prol do nosso bolso?

No meu último artigo, falei para vocês sobre o conceito de Economia Circular, e mencionei como isso pode fazer bem para as nossas finanças.

Quero seguir nessa linha de tentar fazer a minha parte ajudando a construir um mundo melhor para nossas crianças e para nós mesmos, afinal ninguém aqui pretende morrer amanhã né?

Antes de mencionar como podemos fazer a diferença e ainda economizar, quero trazer alguns dados e informações para vocês.

  • Por dia, cada brasileiro produz até 1 quilo de lixo. Ao final de um ano, são mais de 300 quilos por pessoa.
  • Em média, uma pessoa gasta quase 1 milhão de litros de água para tomar banho durante toda a vida.
  • Cada habitante de nosso país produz 150 litros de esgoto por dia.
  • Uma pessoa consome em média 30 mil garrafas pet durante a vida.
  • 200 anos é o tempo que uma garrafa pet leva para se decompor.
  • Por ano, são produzidos 80 milhões de toneladas de plástico, material que leva centenas de anos para se decompor na natureza. Há 50 anos, esse número não chegava a 5 milhões de toneladas.
  • O gasto que cada brasileiro tem por ano com papel custa a vida de duas árvores.
  • No Brasil, mais da metade do lixo das casas é composto por comida. Por ano, são 26,3 milhões de toneladas de restos de alimentos desperdiçados.
  • Mais ou menos 6 minutos de chuveiro elétrico ligado gasta energia suficiente para manter uma lâmpada acesa por 7 horas.
  • 6,3 bilhões de toneladas de plástico viraram lixo em aterros ou no meio ambiente.

Você sabia que…

  • Encurtar o banho em 5 minutos, todos os dias, representa uma economia de 16 mil litros de água por ano?
  • Menos de 2% de todo o lixo produzido por ano no Brasil é reciclado?
  • O Brasil possui cerca de 100 milhões de pneus abandonados?
  • São precisos 100 litros de água para produzir um quilo de açúcar?
  • São precisos 12.000 litros de água para fabricar um único modelo de smartphone?
  • 5 bilhões de humanos viverão com escassez hídrica até 2050 se o uso da água na indústria não for revisto?
  • Se 1 milhão de pessoas começarem a usar folhas de papel dos dois lados antes de jogá-las fora, cada uma economizará 50 folhas por mês?

Esses são os números de atividades corriqueiras no dia a dia de qualquer um de nós. E são assustadores né?

Os grandes causadores dos problemas ambientais do século XXI são o nosso modelo atual, que é a sociedade de consumo, a falta de estratégia industrial para manter o desenvolvimento utilizando os recursos naturais de maneira equilibrada e a falta de compromisso das indústrias com o descarte do que elas produzem.

A notícia boa é que nós somos os agentes dessa mudança, temos que ter hábitos sustentáveis e temos que replicar isso na nossa empresa, entre nossos amigos, nas nossas crianças.

Já é hora de tomarmos consciência e mudarmos nosso comportamento, acabou o tempo para acreditarmos que não temos nada a ver com isso, e que as nossas atitudes não farão diferença

“Nós estamos consumindo o planeta”. Já dizia o ecologista brasileiro, José Antônio Lutzenberger, ícone na luta pela conservação e preservação ambiental.

Existem inúmeras ações que não requerem grandes investimentos e que podemos adotar a partir de hoje, a partir de agora, que beneficiarão o meio ambiente, a nossa consciência e também o nosso bolso.

Porque você não usa frente e verso do papel? Isso trará economia na sua compra de material de escritório.

Porque você não substitui os copos descartáveis da sua empresa por canecas ou xícaras onde cada colaborador tem a sua? Isso trará economia nas compras mensais.

Coloque sensor de presença nos corredores, apague as lâmpadas dos ambientes desocupados e aproveite a iluminação natural o máximo possível. Depois veja a redução do valor da sua conta de energia elétrica.

Estimule o home-office na sua empresa, ao trabalhar remotamente, você gasta menos combustível e diminui o estresse dos deslocamentos.

Ninguém precisa ficar mais que 10 minutos no banho, e chuveiro não é lugar de brincadeira para a criançada. Como sempre digo para a minha neta: A água do mundo está acabando.

Não consuma em excesso, não compre o que não é necessário.

Não faça uma compra muito grande de alimentos perecíveis só porque está com preguiça de ir ao sacolão, compre o necessário para a semana e consuma tudo o que comprar.

Faça a separação do seu lixo e estimule a coleta seletiva na sua comunidade.

Feche a tampa da panela: Com isso há uma maior concentração de calor e economia de gás de cozinha.

Vejam que citei ações muito simples que todos nós podemos adotar e que se isso acontecer, se todos assumirmos o nosso papel e responsabilidade nosso planeta ainda terá salvação e a nossa conta bancária ficará mais gordinha.

Bora lá mudar o mundo?

Referências:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here