Afinal, o que é Aromaterapia e como pode te AJUDAR?

0
410
Aromaterapia
Aromaterapia

Aromaterapia, ciência que trata, através dos aromas das plantas

Hoje em dia, devido ao interesse renovado pela busca de soluções naturais, para a cura à base de ervas, tem levado as pessoas de encontro a Aromaterapia, que é a ciência que trata, através dos aromas das plantas, condições de saúde, física, emocional e espiritual.

Essa busca atual proporcionou o desenvolvimento da Aromaterapia Moderna.

Químico francês Renê Gattefossè
Químico francês Renê Gattefossè

O termo aromathérapie foi usado pela primeira vez em 1928 pelo químico francês Renê Gattefossè, que percebeu seu grande potencial de cura depois de queimar a mão e instintivamente mergulhá-la em um recipiente com óleo essencial de Lavanda Francesa e ter sintomas de ardência e dor imediatamente aliviados e a recuperação da pele em tempo recorde.

Existem dois aspectos importantes da aplicação da aromaterapia, a aplicação dos óleos essenciais por via tópica e a aplicação através de massagens e por inalação.

Assim a arte de cura da aromaterapia está nas mãos do terapeuta que trabalha em sincronia com a escolha cuidadosa dos óleos essenciais para cada indivíduo, uma forma personalizada de atender carinhosamente e cuidadosamente seus clientes.

A Aromaterapia é muito mais do que tratar sintomas, devido à complexidade dos compostos dos voláteis óleos essenciais, eles atuam na célula de forma inteligente tratando a causa das diversas condições do ser humano. No próximo artigo falarei sobre os óleos essenciais.

Ao aromaterapeuta compete a habilidade de selecionar a combinação certa para ajudar o paciente a recuperar a saúde e o equilíbrio mental, físico e espiritual.

Ele considera as notas dos aromas, a intensidade, o grau de evaporação, a preferência aromática do cliente e ainda pode preparar misturar na hora, há um preço muito mais acessível do que comprar uma quantidade maior de cada óleo da mistura.

Até porque é recomendado que sua utilização dure de 21 a 30 dias no máximo, e seus efeitos agem tão rapidamente que a quantidade seria desnecessária, pois o tratamento com óleos essenciais não é longo.

Entretanto, vale ressaltar que você também poderá utilizar os óleos essenciais para outros fins, como estéticos e limpeza de ambientes!

O tratamento aromaterápico inclui, além da indicação aromaterápica, sugestões para o cliente ajudar a si mesmo, com conselhos sobre estilo de vida, alimentação, exercícios, etc.

Um exemplo disso, no caso de um paciente com insônia, problema típico dos dias atuais, em vez de indicar um óleo que simplesmente atuará no relaxamento e sedação para ele ter um sono tranquilo, incluirá conselhos para redução de cafeína, adaptação do quarto e rotinas saudáveis para um bom sono e procurar saber se algum problema emocional está incomodando-o.

Outra verificação importante é saber quais as patologias prévias e quais usos de medicamentos o paciente está fazendo, para verificar possíveis interações e relações.

Desta forma a Aromaterapia realizar uma abordagem integral, procurando as causas do mal-estar e não apenas tratar os sintomas.

Lembrando sempre que Aromaterapia é uma terapia complementar e não substitui uma consulta médica.

Um médico do sistema tradicional da medicina deve sempre ser procurado e não tenho a intenção de interferir nas indicações médicas.

A Aromaterapia não para aí no atendimento individualizado, ela também pode ser recomendada para animais, recentemente fiz dois atendimentos para PETS.

O primeiro atendimento foi da “Luma”, uma cachorrinha linda, que estava estressada com a ausência dos donos e a mudança de casa. O Segundo o atendimento foi do cãozinho Marshall, recém-chegado na casa dos donos e bastante agitado. Obtivemos sucesso nos dois casos!

Existem também o serviço de aromaterapia corporativo, quem nunca entrou numa loja perfumada e sentiu que aquela fragrância marcou? Muitos aromaterapeutas são contratados para prestar esse tipo de consultoria.

Uma pausa para explicar…

Bom, se você já é meu leitor e está acostumado a ver meus textos e tutoriais sobre tecnologia e marketing digital, deve estar se perguntando o porquê de eu estar escrevendo sobre Aromaterapia. Calma, eu vou explicar!

Durante todo esse período, meu caminho vem seguindo novas trilhas.

Primeiro, meio que por acaso, um hobby de infância (tocar violão e ukulele), me transformou em professora de musicalização infantil. Tenho formação em Magistério, mas tinham uns bons anos que estava fora de sala de aula.

Crianças com o TEA (autismo)

Nesse novo desafio me deparei com muitas crianças com o TEA (autismo) e busquei aprender mais e descobri que com os óleos essenciais, que na busca por tratamentos alternativos, já faziam parte da minha rotina, poderia ajudá-los ainda mais, principalmente em complemento a música.

A música por si só já ativa área do cérebro e já mexe com as emoções, imagina que benefícios maravilhosos essas crianças teriam com a aromaterapia junto! E têm sido uma experiência muito positiva, cheia de resultados emocionantes!

Veja no vídeo abaixo um pouquinho desse trabalho. O aluno do vídeo foi diagnosticado com autismo. No início do ano ele permanecia em comportamentos característicos do TEA, mas ao final do semestre podemos ver sua evolução. Durante as aulas eu uso óleos essenciais diluídos no ambiente.

Como gosto muito de estudar e pesquisar e saber o porquê das “coisas”, por isso fiz a formação como Aromaterapeuta pelo Instituto RS de Saúde.

Só que não parei por aí, fiz também a Terapia de Florais de Bach e a Auriculoterapia e pretendo ir adiante, porque simplesmente estou amando ter mais ferramentas para ajudar mais pessoas.

Além disso tenho usado meu conhecimento de marketing digital para captação de novos clientes para realizar o atendimento online. Empolguei-me tanto que já criei um Ebook com Marketing para Terapeutas e Lancei o Livro O SUPER GUIA OE, um guia de óleos essenciais adaptado de um compêndio de informações obtidas de pesquisas em diversos artigos e livros.

Vale esclarecer que esse Atendimento Aromaterápico Online, tem o objetivo de ajudar aquelas pessoas que não tem tempo, não querem ou não podem se deslocar, ou mesmo não querem pesquisar ou aprender sobre os óleos essenciais e preferem contratar um Aromaterapeuta.

Eu uso a plataforma Guia da Alma para obtenção de clientes e as redes sociais para divulgação.

Então, esperem novidades a respeito desse Tema: Terapias Holísticas, Integrativas e Complementares. E aceite meu convite para conhecer meu canal do Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UC5JgWH4ki1zPxulDJpglylw?view_as=subscriber

É um prazer enorme compartilhar um pouco do que aprendo com você.

Mais uma vez, gratidão por ter lido até aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here