Agricultura e Indústria no Brasil: Inovação e Competitividade

0
3347
Agricultura e Indústria no Brasil Inovação e Competitividade

Três casos brasileiros de sucesso em políticas de inovação

Agricultura e Indústria no Brasil: Inovação e Competitividade é um livro que aborda três casos brasileiros de sucesso em políticas de inovação.

O livro foi recentemente lançado na versão atualizada em inglês sob o título “Agriculture and Industry in Brazil: Innovation and Competitiveness”.

A obra é fruto da pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia escrita por José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, atualmente diretor de programa da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

E também foi produzida em coautoria com Albert Fishlow, professor da Escola de Relações Públicas e Internacionais da Universidade de Columbia – Estados Unidos.

É um estudo denso e completo sobre o impacto do desenvolvimento tecnológico na agricultura, gerando crescimento da produtividade e expansão agrícola nacional, respeitando as peculiaridades de cada região do país.

Os autores correlacionam o conhecimento científico, com avanço tecnológico e aumento de produtividade no setor a partir do estudo de três casos brasileiros de inovação institucional: a Embrapa, Petrobras e Embraer.

Segundo a pesquisa, o sucesso destas instituições se deu em virtude da parceria de investimentos de recursos financeiros e de capacidade técnica-científica entre o setor público e privado, para suprir necessidades nacionais.

O objetivo da Embrapa é garantir a segurança alimentar do país, já a Petrobras busca a autonomia de energia nacional e a Embraer visa tanto a integração do território e o fortalecimento da indústria (aviação regional) quanto a defesa do Estado (aviação militar).

A partir dos estudos de casos e de profundas análises acerca do contexto histórico, político, social e científico brasileiro, os autores buscam responder a pergunta: “Qual é o papel atual do Estado e das políticas públicas de desenvolvimento no Brasil?”

E demonstram por intermédio de dados e pesquisas científicas que cabe ao Estado criar uma base institucional inovadora, concentrando e promovendo pesquisa, capital e tecnologia através de educação e extensão.

O livro é leitura obrigatória para quem quer compreender o desenvolvimento da agricultura e indústria brasileira do ponto de vista de políticas públicas inteligentes que investem em inovação tecnológica para fortalecer o ambiente institucional.

É possível adquirir um exemplar da obra “Agriculture and Industry in Brazil: Innovation and Competitiveness”, no site da Universidade de Columbia pelo link: https://cup.columbia.edu/book/agriculture-and-industry-in-brazil/9780231191708

Quem tiver mais interesse sobre o assunto poderá conferir palestra do autor José Eustáquio R. Vieira Filho, na FGV EESP, no dia 23/11/2020 (segunda-feira), das 17:00 às 18:20 horas (horário de BSB), pela plataforma zoom através de inscrição prévia no link: https://eesp.fgv.br/evento/ii-seminario-agro-instituicoes

II Seminário Agro & Instituições

Confira ainda uma foto da Roberta Melo, Presidente da Comissão Nacional das Mulheres Agraristas da UBAU (CNMAU), em visita institucional ao autor do livro José Eustáquio R. Vieira Filho, no prédio do MAPA em Brasília/DF.

Clique aqui e acesse a versão da matéria Agricultura e Indústria no Brasil: Inovação e Competitividade em inglês, traduzida pelo prof. Erick Nascimento Corrêa Nóbrega, erick-correa@hotmail.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here